CLICK NA IMAGEM E CONHEÇA UM POUCO MAIS DA NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR

sábado, 16 de junho de 2012

PLENÁRIA PROMOVE LANÇAMENTO DA REVISTA DA TERCEIRA IDADE


Os idosos e as idosas rurais presentes na 1ª Plenária Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Terceira Idade e Idosos Rurais prestigiaram o lançamento da 3ª edição da Revista da Terceira Idade, ocorrida na noite de 14 de maio, no auditório principal do Centro de Estudo Sindical Rural (CESIR), em Brasília.
A publicação traz matérias sobre as experiências realizadas pelas Federações de Trabalhadores na Agricultura e Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais para as pessoas idosas de todo o país, além de depoimentos de idosos de todos os estados, artigo, textos e outros informes sobre as políticas públicas e os resultados da Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.
A revista divulga ainda um balanço das ações promovidas e apoiadas pela Secretaria Nacional da Terceira Idade da CONTAG, o editorial assinado pelo presidente da Confederação, entrevista especial com o geriatra Renato Maia Guimarães sobre o processo de envelhecimento no país, entrevista com Juan Vicente Santini sobre a participação do idoso no Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, e texto sobre o dia 15 de junho – Dia Nacional de Defesa e Fortalecimento da Pessoa Idosa Rural.
Durante a solenidade de lançamento, o secretário da Terceira Idade da CONTAG, Natalino Cassaro, orientou que a revista chegue nas mãos dos idosos e idosas rurais e não fique apenas guardada na sede da federação ou sindicato. “Lançar a revista na plenária vai ajudar a nos fortalecer. Afinal, os idosos são importantes para o país. Fazemos essa revista com muito carinho e precisamos do apoio de todos e todas.”
O secretário de Finanças e Administração da CONTAG, Aristides Santos, participou do ato. Ele destacou que a publicação será útil também para a formação. “É um instrumento importante para divulgação e para levar informação à população idosa. A revista deve simbolizar, inclusive, o nosso cuidado com os aposentados”.
Outro diretor da CONTAG que prestigiou o evento foi Juraci Souto, secretário de Formação e Organização Sindical. Ele representou a entidade na comemoração dos 10 anos do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, ocasião que foi entregue à Confederação um prêmio pela organização dos idosos rurais em todo o país. “A CONTAG é a primeira entidade rural a receber esse prêmio. Esse fato mostra a nossa força”, ressalta.
Todos os entrevistados da 3ª edição da Revista da Terceira Idade foram representados na solenidade por Juan Vicente Santini e Nadir Alves de Almeida. “Tenho muito orgulho da minha idade e de ter participado da revista. Que Deus abençoe a todos nós idosos”, disse dona Nair. Já Santini destacou várias conquistas da terceira idade a partir do trabalho da CONTAG nesses quase 50 anos. “Lanço o desafio de cada pessoa aqui presente a criar pelo menos um grupo de idosos no seu município”, finaliza o entrevistado.

Fonte: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi