CLICK NA IMAGEM E CONHEÇA UM POUCO MAIS DA NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR

terça-feira, 26 de junho de 2012

DIRIGENTES SE PREPARAM PARA O 11º CONGRESSO NACIONAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS



Começou na manhã de hoje, 26 de junho, o Seminário Nacional em Preparação para o 11º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. O evento, que vai até o dia 28, reúne diretores e assessoria da CONTAG e dirigentes das Federações, que ao longo destes três dias aprofundarão o debate sobre as principais questões levantadas pela 3ª Plenária Nacional. Desenvolvimento rural sustentável e solidário e sindicalismo serão temas recorrentes a serem discutidos nesse encontro.
Ao abrir oficialmente o Seminário, o presidente da CONTAG, Alberto Broch, afirmou que o próximo Congresso (2013) será preparado no espírito dos 50 anos da Confederação. Um dos principais objetivos do encontro é a preparação de todos os dirigentes ligados ao Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais por meio dos debates a serem realizados nos próximos dia s. “Precisamos pensar em como está atualmente a agricultura, o modelo de desenvolvimento, o agronegócio e o trabalhador do campo, além do sindicalismo e todos os enfretamentos que temos hoje. E assim termos um Movimento Sindical forte combativo de propostas que possam interferir nas questões estruturantes do campo brasileiro”, ressaltou Alberto.
Na abordagem sobre o modelo de desenvolvimento, a vice-presidente e secretária de Relações Internacionais, Alessandra Lunas, iniciou o seminário apresentando diversas questões atuais relacionadas ao desenvolvimento da agricultura em seu contexto mundial.  “Há questões em âmbito internacional que precisamos estar atentos nesse debate sobre o modelo de desenvolvimento, olhando principalmente para um desafio que nos é colocado: o de olhar para o nosso papel desde o local até o contexto internacional. Como fazemos parte disso e quais são os embates. Precisamos estar atentos a isso”, disse Alessandra. Após esta exposição, Alberto abordou a agricultura e o modelo de desenvolvimento do país no âmbito nacional. Entre as atividades programadas para os três dias do Seminário estão trabalhos em grupo, mesas de debate e uma plenária.


Fonte: Imprensa CONTAG - Gabriella Avila