CLICK NA IMAGEM E CONHEÇA UM POUCO MAIS DA NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR

sábado, 30 de junho de 2012

Encontro abre espaço para debate amplo e democrático


A CONTAG encerrou na manhã dessa quinta (28) o Seminário Nacional de Preparação do 11º Congresso de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. Após um amplo e democrático debate sobre os principais temas, problemas, desafios e propostas de encaminhamento a confederação conseguiu extrair do seminário um conjunto de posições e assuntos que deverão fazer parte do documento base a ser construído para nortear um amplo debate na base (sindicatos e federações) nas suas assembleias e plenárias estaduais e regionais preparatórias do congresso.
 
Entre os temas tratados no encontro, o atual modelo de desenvolvimento rural, em que está em disputa o agronegócio e a agricultura familiar, reafirmando o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PADRSS como instrumento para se contrapor ao atual modelo através da realização da reforma agrária, fortalecimento da agricultura familiar e da valorização dos sujeitos políticos do campo mediante políticas públicas capazes de promover a melhoria das condições de vida e de trabalho de milhares de famílias de trabalhadores e trabalhadoras rurais.
 
“O resultado desse encontro traz importantes orientações políticas não só para o documento base, que será amplamente discutido, mas para a prática e ação sindical, recolocando nosso projeto alternativo no centro da agenda sindical do movimento sindical, reafirmando o papel estratégico da reforma agrária e do fortalecimento da agricultura familiar para a soberania e segurança alimentar”, analisa Aristides Santos, secretário de Finanças e Administração da CONTAG. Segundo Santos, o seminário traz um conjunto de afirmações sobre qual modelo de produção a CONTAG deve defender e qual organização sindical ela deve ter para responder aos desafios de representar os sujeitos políticos de sua base e na construção de políticas públicas para o desenvolvimento rural sustentável e solidário.
 
O seminário é uma experiência inédita da CONTAG. A confederação construiu os conteúdos que vão para as plenárias estaduais e que vão compor o CNTTR. Foi a primeira vez que as federações foram convidadas a conhecer um esboço daquilo que a confederação pretende debater nos estados. “Essa é uma iniciativa muito valiosa e contribui politicamente com a condução do debate local. Os temas escolhidos foram muito importantes e ajudam bastante na medida em que o conhecimento dos mesmos pelos trabalhadores e trabalhadoras seja divulgado em suas respectivas regiões e comunidades. Percebemos que os participantes tiveram um bom nível de compreensão com relação ao que foi apresentado e discutido”, avalia Juraci Souto, secretário de Formação e Organização Sindical. “A esperança que temos é de que essa mesma compreensão e compromissos assumidos aqui sejam reproduzidos nos estados e que, daí, possa vir sugestões para que façamos um bom documento, com um bom conteúdo político para realizarmos um bom congresso, uma boa plataforma e proposta para a CONTAG e todo o sistema durante as próximas décadas”.