CLICK NA IMAGEM E CONHEÇA UM POUCO MAIS DA NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR

sábado, 9 de junho de 2012

MDA entrega 26 retroescavadeiras para municípios do Rio Grande do Norte. Cerrocoraenses presentes no evento.



O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, entrega, nesta segunda-feira, dia 4, o total de 26 retroescavadeiras para atender aos municípios do Rio Grande do Norte mais afetados pela falta de estrutura de suas estradas vicinais, que ligam a zona rural à urbana. Cada máquina será encaminhada a uma cidade diferente. A entrega foi feita, às 10h, no município de Parnamirim, pertencente à Região Metropolitana de Natal, capital do estado. O investimento total do MDA para a aquisição das máquinas foi de aproximadamente R$ 4,5 milhões. A doação dos equipamentos integra as ações do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2). Na ocasião será divulgado um acordo de cooperação com o governo local para a implementação da Rede Brasil Rural e, também, um mutirão de documentação para as trabalhadoras rurais. 
De acordo com o delegado federal do MDA no Rio Grande do Norte, Raimundo Costa Sobrinho, as retroescavadeiras farão a diferença na vida dos agricultores familiares dos 26 municípios beneficiados. “As nossas estradas precisam de recuperação constantemente e as máquinas vão suprir essas necessidades. Vão garantir o transporte dos alimentos e produtos cultivados pelos agricultores familiares por meio do melhoramento da malha municipal de acesso à zona rural”, afirma. 


Rede Brasil Rural 

Ainda na cerimônia de entrega das retroescavadeiras, o MDA firmarou um acordo de cooperação com o governo do estado para implementação da Rede Brasil Rural (RBR) no Rio Grande do Norte. A partir da assinatura, o termo terá a validade de um ano, que poderá ser prorrogado por mais 12 meses.
Além disso, haverá capacitação de aproximadamente 60 agentes de comercialização. O treinamento ocorrerá no dia 6, quarta-feira, no auditório do prédio do Incra no estado, que está localizado na Rua Potengi, 612, no bairro de Petrópolis, em Natal. O curso tem como objetivo capacitar os técnicos que atuam nas bases de serviços para auxiliar as cooperativas e associações da agricultura familiar na venda de produtos e insumos. 
Lançada nacionalmente em dezembro passado, a rede é uma ferramenta virtual criada para organizar a cadeia de produtos da agricultura familiar, desde o processo de produção até o mercado consumidor. O acesso à RBR é feito pelo portal do MDA:redebrasilrural.mda.gov.br, e exige o cadastramento de cooperativas de agricultores familiares, que, juntas, podem vender seus produtos direto pela internet, comprar insumos agrícolas, máquinas e equipamentos. 

O vice-presidente da FETARN Francisco José Esteve presente no evento

Mutirão de documentação 

Também no dia 4 de junho, será realizado o mutirão de documentação das trabalhadoras rurais do Rio Grande do Norte. A expectativa é atender cem mulheres que ainda não possuem registros civis. A iniciativa emitirá gratuitamente documentos como o Registro de Nascimento, Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, Registro no INSS, atendimentos previdenciários (aposentadoria, auxílio maternidade, entre outros) e Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). A ação ocorre dentro do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR/MDA). 
"A realização do mutirão de documentação do PNDTR garante às trabalhadoras rurais o acesso à cidadania por meio da emissão gratuita de documentos civis, trabalhistas e atendimentos previdenciários. Além disso, o mutirão promove a inclusão produtiva das mulheres rurais por meio da DAP e das ações educativas com temas voltados para o acesso às políticas para as mulheres na reforma agrária, agricultura familiar e previdência social", afirma a coordenadora de Acesso à Terra e Cidadania, da Diretoria de Políticas para Mulheres Rurais e Quilombolas do MDA, Márcia Riva. 
Segundo a coordenadora, o mutirão realizará ainda uma ação educativa, junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), sobre o Programa de Educação Previdenciária (PEP), que amplia a cobertura previdenciária por meio da inclusão e permanência dos trabalhadores brasileiros nos regimes de previdência. 

O evento contou com representantes do municipio de Cerro Corá

A ação do PAC 2 
Desde dezembro do ano passado, o MDA já entregou 574 retroescavadeiras a 592 municípios de 11 estados brasileiros. Neste primeiro momento, serão entregues 1.275 máquinas a 1.299 municípios, ao custo total de R$ 211,83 milhões. A ação deve beneficiar uma população rural de 8,8 milhões de pessoas. O Rio Grande do Sul foi o primeiro estado a receber os equipamentos, em dezembro de 2011. Este ano, municípios do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Alagoas, Minas Gerais, Rondônia, Bahia, Ceará, Pernambuco e Piauí receberam as máquinas. Neste sábado, o MDA realizará uma terceira etapa de entrega de retroescavadeiras para Minas Gerais, beneficiando 27 municípios. Recentemente, a presidenta Dilma anunciou a doação de retroescavadeiras para mais 3.591 municípios até 50 mil habitantes, e de mais 1.330 motoniveladoras. 



confira os municípios beneficiados com as retroescavadeiras no Rio Grande do Norte: 
Apodi 
Baraúna 
Caiçara do Norte Coronel João Pessoa 
Doutor Severiano 
Encanto 
Grossos 
Ielmo Marinho 
Ipanguaçu 
Itajá 
João Câmara 
Jucurutu 
Lagoa Nova 
Lucrécia 
Olho D'água do Borges 
Pedra Grande 
Pendências 
Pureza 
Rafael Fernandes 
Santana do Matos 
São Bento do Norte 
São Francisco do Oeste 
São Miguel do Gostoso 
Serra do Mel 
Touros 
Upanema