CLICK NA IMAGEM E CONHEÇA UM POUCO MAIS DA NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR

sexta-feira, 1 de junho de 2012


CONTAG E FEDERAÇÕES CONTINUAM NEGOCIAÇÕES EM BRASÍLIA-DF


Retomando a pauta de reivindicações do Grito da Terra Brasil 2012, a equipe de negociação composta pelos Diretores e Assessores da CONTAG e Federações prosseguiram na capital federal rumo a esplanada dos ministérios, oportunidade em que continuaram as atividades dessa semana com uma sequencia de audiências com Ministros do Governo Dilma Roussef. De ontem para hoje tivemos audiências importantes com os seguintes Ministros: Mendes Ribeiro (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Fernando Bezerra (Integração Nacional), Garibaldi Alves Filho (Previdência Social) e representantes dos Ministérios da Saúde, Desenvolvimento Agrário e da Cultura.

Na pasta da Integração Nacional os principais pontos debatidos foram a seca no nordeste e sul e a enchente no norte do país. Segundo a comissão, os impactos afetam também a área urbana, pois os prejuízos com a seca e enchentes afetam o preço dos alimentos e das matérias-primas para a indústria e comércio. O grupo levantou ainda outras questões, como o aumento do número de cisternas e da dificuldade imposta por vários estados quanto à participação das Federações em comitês para tratar da gestão de ações emergenciais. Além disso, que as decisões tomadas por esses comitês tenham agilidade na execução.

Na Saúde foram apresentados pela secretaria de Políticas Sociais os pontos da pauta relacionados à saúde no campo para serem levados ao ministro Alexandre Padilha. Estes tópicos dizem respeito ao melhoramento do serviço do SUS para a população do campo e das florestas, que hoje se revela crítico devido a falta de médicos e outros profissionais de saúde e mau atendimento, saneamento básico no meio rural, fator essencial para a saúde das pessoas e que não está nem perto de ser suficiente, a falta de fiscalização e controle do uso de agrotóxico nas produções agrícolas, seus impactos na saúde humana e a necessidade de atenção para a saúde das crianças e adolescentes.

Na Pasta da Agricultura Pecuária e Abastecimento a audiência debateu os pontos estruturantes que envolvem o MAPA e os que necessitam de uma articulação maior junto ao governo federal. A comissão reivindicou ao ministro uma definição clara quanto à Política de Garantia de Preços Mínimos para a Agricultura Familiar, chamada de PGPM-AF. Outro ponto debatido foi o Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), que entra nas pautas do GTB desde 2006. A tributação na agricultura brasileira, em especial na agricultura familiar, foi outra proposta negociada junto ao MAPA, assim como nos demais ministérios envolvidos.

A representação do Rio Grande do Norte nessas audiências interministeriais composta por José Ferreira de Lima e Gilberto Silva ambos representando a FETARN por delegação do conjunto da sua Diretoria, renderam uma participação importante em todos os momentos com intervenções firmes e qualificadas, voltadas aos interesses dos trabalhadores e trabalhadoras rurais não só do estado, mas sim de todo o país.

A expectativa de toda a equipe de negociação é justamente o anuncio da Presidenta Dilma Roussef na audiência prevista para o próximo dia 30 do corrente mês, oportunidade em que apresentará um conjunto de resultados sobre a pauta em negociação, oportunidade em que as caravanas de todas as regiões brasileiras estarão em marcha em Brasília-DF.

Fonte: Gilberto Silva – Assessor
 Equipe de Negociação - MAPA
 Equipe Negociação no MDA
 Gilberto Silva e Ministro Garibaldi Filho
 José Ferreira e Ministro Garibaldi Filho
 Gilberto Silva e Ministro da Agricultura
 Jose Ferreira e Gilberto Silva utilizando a palavra no Ministério da Previdência