CLICK NA IMAGEM E CONHEÇA UM POUCO MAIS DA NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR

sexta-feira, 3 de julho de 2020

FETARN: 58 anos de história, lutas e conquistas!


FETARN coordena Greve dos Canavieiros, na década de 70.

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Rio Grande do Norte (FETARN) comemora nesta semana seus 58 anos de história, lutas e conquistas.

Fundada em 15 de junho de 1962, a FETARN está atualmente presente em 162 municípios potiguares por meio dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares para representar, organizar e integrar as famílias do campo potiguar.

Live comemorativa

E para celebrar a importante data que compreende mais de meio século de trajetória no Movimento Sindical Brasileiro, a FETARN preparou uma Live Comemorativa, com homenagens, resgates históricos das suas lutas e muita animação, com apresentação cultural de Amazan e Arinaldo Quirino, que deram um show de musicalidade regional, trazendo as boas lembranças através da música.

A Live que foi um sucesso de público, obteve mais de 2,4 mil visitas no decorrer da apresentação e reuniu autoridades nacionais, estaduais e do movimento sindical.

Momentos marcantes com depoimentos dos ex-presidentes que passaram pela entidade a exemplo de: José Rodrigues Sobrinho primeiro presidente, além de Francisco Urbano Araújo Filho, Ambrósio Lins do Nascimento, dentre outros.

Segundo o presidente da FETARN, Manoel Cândido: “é uma honra poder estar à frente da presidência quando a Federação completa 58 anos de muitas lutas e conquistas. Chegar aos 58 anos é motivo de orgulho para todos e todas, por isso, resolvemos preparar um grande momento, mesmo que de forma virtual por causa da pandemia, para celebrar a data junto com as pessoas que ajudaram e contribuíram para a existência da FETARN”, destaca o presidente.

Para Aristides Santos, Presidente da CONTAG, esse é um momento histórico para o Rio Grande do Norte e para o Brasil, pois a FETARN alcança 58 anos de história pautada nas lutas e na construção de melhores dias para o homem e a mulher do campo.

A grande surpresa da Festa Comemorativa foi o recebimento de uma carta escrita pelo Ex-Presidente “Lula” que se congratulou com a atividade comemorativa manifestando seu carinho e apreço pela entidade representativa dos agricultores e agricultoras familiares do Rio Grande do Norte.

Assista a LIVE AQUI

História

Fundada pelos Sindicatos de Angicos, Caraúbas, Lagoa Nova, Macaíba, Pendências, São José do Mipibu, Serra Caiada, Santana de Matos, São Paulo do Potengi, Ceará Mirim, Nova Cruz e Canguaretama, em 15 de junho de 1962 a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Rio Grande do Norte (FETARN), surgiu em época de muitas dificuldades, principalmente por ser num período em que o país enfrentava um duro golpe militar.

"Essa história teve a contribuição e a ajuda de muitos companheiros e companheiras que estão ainda em nosso convívio, mais também, daqueles(as) que tombaram na luta ao longo desse tempo", pontuou o presidente da FETARN, Manoel Cândido.

Que venha o centenário da FETARN!

Viva a FETARN!

Viva a Agricultura Familiar!
FONTE: Assessoria da Regional Nordeste - Gilberto Silva