sábado, 27 de abril de 2013

Ministro agenda reuniões para debater reivindicações do Grito da Terra



O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, participou, na sexta-feira (26) da cerimônia de posse da nova diretoria da Confederação Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura (Contag). Durante seu discurso, o ministro parabenizou a confederação por seus 50 anos, completos em 2013, e reafirmou o compromisso do Governo Federal com os trabalhadores rurais.
“A nossa presença aqui é um reconhecimento, não só dos 50 anos da história da Contag, não só à diretoria, mas um reconhecimento da importância dos movimentos sociais para que possamos construir mais avanços na agricultura familiar”, salientou o ministro.
Antes da solenidade, o presidente reeleito da Contag, Alberto Broch, entregou ao ministro a pauta de reivindicações do Grito da Terra Brasil (GTB), manifestação anual do movimento social. Pepe Vargas recebeu o documento e agendou reuniões para a próxima semana, para tratar do tema. O objetivo é trabalhar nas reivindicações o mais rápido possível. “Quero, já na segunda-feira (29), marcar um encontro para começarmos a dialogar sobre a pauta agrária, que dá um pouco mais de trabalho. Mais para o fim da semana, tocamos os outros assuntos”, disse o ministro.
Pepe ressaltou que os debates sobre a pauta devem ocorrer antes do lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2013/2014, que será apresentado no fim de maio. “Nós queremos ter alguns marcos importantes no Plano Safra deste ano. A Agência de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) é um deles. As medidas de combate aos efeitos da seca são outros, e o tema agrário também. Vamos trabalhar nessa pauta com rapidez e competência”, assegurou.
Nova diretoria
A nova diretoria da Contag é composta por 38 lideranças rurais e foi eleita em oito de março deste ano, durante o 11º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. Alberto Broch foi reeleito e possui mandato até 2017.
Além de Pepe Vargas, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) foi representado por todo o seu secretariado e pelo presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Carlos Guedes.

STR Goianinha faz sua previsão orçamentária

STR de Goianinha comemora com seus associados e associadas as festas de final de ano. Ao mesmo tempo fez sua previsão orçamentária para o ex...