CLICK NA IMAGEM E CONHEÇA UM POUCO MAIS DA NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Mulheres Trabalhadoras Rurais Agricultoras Familiares rumo ao 13º Congresso da CONTAG


FOTO: Arte: Fabricio Martins

Nos dias 28 e 29 de outubro, sempre no período da manhã, acontecerá a 7ª Plenária Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais Agricultoras Familiares (7ª PNMTR). Pela primeira vez, ocorrerá em formato virtual por conta da pandemia de Covid-19.

A 7ª PNMTR não tem caráter deliberativo. A sua finalidade é formativa, avaliativa, propositiva e de mobilização das mulheres trabalhadoras rurais agricultoras familiares para sua participação nas Plenárias estaduais, regionais, microrregionais ou de polos e no 13º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (13º CNTTR), que será realizado no período de 6 a 8 de abril de 2021.

Portanto, durante esses dois dias, as mulheres participantes da Plenária pretendem analisar o cenário político nacional e o contexto atual do sindicalismo rural, com ênfase nos desafios atuais e na participação e organização das mulheres; avaliar e propor estratégias para avançar no processo de organização das mulheres trabalhadoras rurais agricultoras familiares e nos espaços de atuação e luta dos trabalhadores e trabalhadoras rurais; bem como debater e elaborar proposições para subsidiar a participação nas Plenárias estaduais, regionais, microrregionais ou de polos e no 13° CNTTR.

“A Plenária será um importante espaço para refletirmos sobre os nossos desafios, as nossas ações e o nosso compromisso com o movimento sindical forte, democrático, transparente, comprometido com as relações de gênero mais igualitárias e com a transformação social”, reforça a secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais.

Para Mazé, mesmo de forma virtual, a 7ª PNMTR será um grande encontro e acontece em um importante momento. “Momento em que vivemos o acirramento do neoliberalismo, o ataque às trabalhadoras e aos trabalhadores com a retirada de direitos, ataque aos territórios e à natureza, o aumento da violência, entre outras situações que foram agravadas com a pandemia. Por outro lado, vivenciamos momentos de transformação e criatividade, que estão sendo reveladas pelas redes de solidariedade que temos construído, e que nos mostram também que a política está diretamente relacionada ao nosso cotidiano.”

PROGRAMAÇÃO

No primeiro dia, após a abertura política, o Painel 1 abordará o Contexto em que ocorre a 7ª Plenária Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais Agricultoras Familiares. Na sequência, está programada a Estratégia 1: A importância das mulheres trabalhadoras rurais agricultoras familiares para o fortalecimento da agricultura familiar e os desafios enfrentados.

A programação do segundo dia começa pela Estratégia 2: Fortalecimento da participação política das mulheres trabalhadoras rurais agricultoras familiares no MSTTR. As Estratégias 3 e 4: As mulheres na organização e estrutura sindical e a participação delas para a sustentabilidade político-financeira do MSTTR serão discutidas no mesmo momento. Depois será a vez do debate da Estratégia 5: A formação político-sindical com base na educação popular feminista como estratégia para o avanço da luta das mulheres. Por fim, acontecerá a Plenária Geral, informes sobre o 13º CNTTR e encaminhamentos finais.

FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi