CLICK NA IMAGEM E CONHEÇA UM POUCO MAIS DA NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR

domingo, 8 de maio de 2016

PGPAF - Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar

Sobre o Programa


O Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) garante às famílias agricultoras que acessam o Pronaf Custeio ou o Pronaf Investimento, em caso de baixa de preços no mercado, um desconto no pagamento do financiamento, correspondente à diferença entre o preço de mercado e o preço de garantia do produto. Para saber mais, escreva para pronaf@mda.gov.br.
Confira aqui a CARTILHA DO PGPAF

O que é o PGPAF?

O Programa de Garantia Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) é uma das ações de apoio ao setor que integra o Pronaf e tem como objetivo garantir a sustentação de preços da agricultura familiar, estimular a diversificação da produção agropecuária e articular as diversas políticas de crédito e de comercialização agrícola.
Como funciona o PGPAF?

Toda vez que o preço médio mensal de mercado apresentar-se abaixo do preço de garantia da safra, será calculado um bônus em percentual equivalente a essa diferença de preços. Este bônus será aplicado pelo banco no saldo devedor dos financiamentos de custeio do Pronaf efetivados para os produtos do PGPAF, garantindo que os agricultores familiares tenham assegurado o custo de produção para o pagamento do financiamento.
Quem pode aderir ao PGPAF?

Agricultores (as) familiares que acessarem o crédito de custeio do Pronaf, a partir da safra 2008/2009, que a produção esteja contemplada na lista de cultura cobertas. O limite fixado para o bônus do PGPAF para cada agricultor(a) familiar é de até R$ 3.500,00, no período de 1° de janeiro a 31 de dezembro de 2009.
Acompanhamento dos Resultados: Sistema de Informações para o Município.