CLICK NA IMAGEM E CONHEÇA UM POUCO MAIS DA NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Plenária da Juventude reúne jovens de todo o país


                                                          FOTO: Verônica Tozzi

Cerca de 600 jovens trabalhadores e trabalhadoras rurais de todo o país protagonizam a 2ª Plenária Nacional da Juventude Rural, que acontece de 15 a 17 de outubro de 2012, em Luziânia (GO). A solenidade de abertura foi iniciada com uma mística, onde representantes de todos os estados entraram com suas bandeiras.

Já o ato político contou com a participação da secretária de Jovens da CONTAG, Elenice Anastácio, do presidente da CONTAG, Alberto Broch, do ministro em exercício do MDA, Laudemir Muller, do secretário de Reordenamento Agrário do MDA, Adhemar Almeida, do secretário de Jovens da CUT, Alfredo Santos Junior, do secretário de Jovens da CTB, Paulo Vinícius, do secretário de Jovens da COPROFAM, Nery Osmar Dias, e do coordenador da Pastoral da Juventude Rural, Maciel Covre. O evento também contou com a presença do presidente do INCRA, Carlos Guedes, da secretária de Desenvolvimento Territorial do MDA, Andréa Butto, do representante da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, Argileu Martins da Silva, da coordenadora de Jovens do MDA, Ana Carolina, do ex-presidente da CONTAG, Francisco Urbano e dos outros diretores da Confederação.

Broch iniciou sua fala destacando que esses três dias serão históricos. “Vocês estão aqui representando milhares de jovens, representando uma parcela importante do sindicalismo brasileiro”. O dirigente completa que a plenária acontece às vésperas do 11º Congresso Nacional da CONTAG, que será realizada em março de 2013. “Parabéns a vocês por esse encontro e que ele fique na memória”, parabeniza o presidente.

O ministro em exercício enfatizou a importância dessa plenária. “Discutir o desenvolvimento do país também é discutir os temas da juventude e da sucessão rural”. Laudemir aproveitou para apresentar os temas centrais voltados para esse público dentro do MDA: acesso à terra; crédito; assistência técnica; comercialização; educação/ formação. “Aproveito para anunciar que a partir dessa semana sairá o Pronaf Jovem”, divulga.

Já Elenice, reforçou que a Plenária da Juventude Rural tem o papel de preparar esse público para o 11º CNTTR. “São poucos dias. Por isso, temos que nos esforçar para dar conta de todos os debates. Agora, não podemos iniciar o debate sobre a sucessão rural apenas com os jovens a partir dos 16 anos. Temos que começar a inserir as crianças nessa e em outras discussões do MSTTR”. Ao final de sua fala, a dirigente declarou aberta a 2ª Plenária Nacional da Juventude Rural.


                                               
FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi