CLICK NA IMAGEM E CONHEÇA UM POUCO MAIS DA NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Jovens de todo o país debatem políticas de desenvolvimento rural


Cerca de 600 jovens trabalhadores e trabalhadoras rurais participam da 2ª Plenária Nacional da Juventude Rural, entre 15 e 17 de outubro, em Luziânia (GO). Nos três dias de encontro, participantes das cinco regiões do País vão discutir temas relevantes aos jovens agricultores, como sucessão rural, políticas públicas para juventude, a importância dos jovens no fortalecimento dos Movimentos Sindicais de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), educação e lazer no campo, entre outros. 

As tardes serão dedicadas a trabalhos em grupo, dos quais sairão propostas e estratégias para ampliar, fortalecer e consolidar a participação dos jovens rurais no processo de desenvolvimento da agricultura familiar. 

A solenidade de abertura contou com a participação do secretário executivo do MDA, Laudemir Müller, representando o ministro do MDA, Pepe Vargas; do secretário de Reordenamento Agrário (SRA/MDA), Adhemar Almeida; do presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Carlos Guedes; da secretária de Desenvolvimento Territorial do MDA, Andrea Butto; da assessora de Juventude do MDA, Ana Carolina; do presidente da Contag, Alberto Broch; da secretária de Jovens da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Elenice Anastácio; entre outros convidados. 

Para Laudemir Müller, “debater o desenvolvimento do País também é discutir os temas da juventude e a sucessão rural”. Em sua fala, Müller falou das políticas do MDA voltadas para esse público, como Crédito Fundiário, assistência técnica, comercialização, educação e formação. Na ocasião, o secretário anunciou a operacionalização do Pronaf Jovem pelo Banco do Brasil a partir de hoje. 

Após a abertura foi realizada a Conferência sobre acesso à terra para a juventude: Reforma Agrária e Crédito Fundiário. O debate foi coordenado pelo secretário de Política Agrária da Contag, Willian Clementino, e contou com a participação do secretário da SRA, Adhemar Almeida, do presidente do Incra, Carlos Guedes, e do presidente da Contag, Alberto Broch. 

Adhemar Almeida ressaltou a importância desses encontros para o fortalecimento da juventude rural. “É o jovem rural protagonizando sua historia. Debatendo de maneira participativa questões como sucessão, acesso à terra, educação, saúde, lazer, desenvolvimento sustentável e qualidade de vida no rural”, completou o secretário. 

Em sua fala, o presidente do Incra, Carlos Guedes, citou o trabalho conjunto que a autarquia e o MDA, por meio da SRA e a Secretaria Extraordinária de Regularização Fundiária na Amazônia Legal (Serfal), vêm desenvolvendo na questão do ordenamento fundiário. “Há um esforço grande de todo o MDA no sentido de agilizar o processo de reordenamento agrário no território brasileiro. Entendemos que essa ação é um passo importante para a reforma agrária e para a gestão do território”, disse Guedes. 

A plenária continua nestas terça e quarta-feira (16 e 17). Outras informações no portal da Contag: www.contag.org.br