CLICK NA IMAGEM E CONHEÇA UM POUCO MAIS DA NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

CONTAG recebe visita do presidente do INCRA e sua equipe

FOTO: César Ramos

Os diretores da CONTAG e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) se reuniram na manhã desta quinta-feira (11 de outubro), na sede da confederação, em Brasília. Esse foi o primeiro momento de diálogo desde que o presidente do instituto, Carlos Guedes, tomou posse em 24 de julho desse ano. O clima do encontro foi o de estabelecer um diálogo permanente, aberto e franco. A direção destacou a importância de haver sintonia entre o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e o INCRA/MDA. “Essa relação mais próxima só contribuirá na efetivação dessa política”.

Guedes aproveitou a oportunidade para fazer a apresentação da proposta de gestão do INCRA. A diretoria da CONTAG fez intervenções a partir dessa exposição e se mostrou preocupada com o posicionamento do Governo Dilma com relação à reforma agrária. “No Governo Lula, a reforma agrária já não aconteceu na proporção que gostaríamos. O atual governo tem uma concepção dessa política pior ainda. É importante que a presidenta entenda que o latifúndio prejudica o desenvolvimento no Brasil”, defendeu a direção.

A diretoria pautou ainda a prioridade na obtenção de terras, regularização fundiária e ambiental, além da implementação da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), crédito e infraestrutura básica.

Por fim, ficou definida a construção de uma agenda para discutir a política de reforma agrária. A previsão é que a próxima reunião aconteça na sede do INCRA em novembro desse ano.


FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi