quarta-feira, 4 de julho de 2012

Unidade Móvel SESC Saúde Mulher já está funcionando


A população feminina do Rio Grande do Norte já poderá contar com um projeto inédito na área da saúde. inaugurada a Unidade Móvel SESC Saúde Mulher, fruto da parceria entre Sistema Fecomércio/RN, SESC Nacional, SESC RN, Governo do Estado e prefeituras. O projeto-piloto oferecerá, em diversos municípios, serviços preventivos e gratuitos de saúde às mulheres potiguares. O primeiro a sediar o projeto está sendo a cidade de Extremoz, onde permanece por 60 dias úteis. A estimativa é de 1.900 atendimentos mensais.

A unidade itinerante disponibilizará nas cidades visitadas consultas de enfermagem, exames preventivos como o Papanicolau, ultrassonografia e mamografia para o público feminino. Além disso, uma equipe fixa realizará nas cidades ações educativas em saúde, com orientações e distribuição de material informativo e preventivo.

“Esse projeto é fruto de uma solicitação nossa feita há mais de dois anos. O Departamento Nacional do SESC assumiu o desafio e, agora, temos a satisfação de entregar esta bela unidade”, comemora o presidente do Sistema Fecomércio/RN Marcelo Queiroz.

Com o lançamento da Unidade Móvel SESC Saúde Mulher, o sistema de saúde do Estado será reforçado por meio do diagnóstico de agravos como o câncer de mama e de colo de útero, doenças tão comuns entre as mulheres."Inauguramos uma nova e importante fase no atendimento às demandas sociais, agora também priorizando a assistência à saúde da mulher potiguar", afirma o diretor regional do SESC, Laumir Barrêto.

A Unidade em números

Expectativas de atendimento/mês:

· Consultas de enfermagem (orientações e exames preventivos): 480

· Educação em Saúde: 1050

· Mamografias: 240

· Ultrassonografias (mama, pélvica e transvaginal): 120

Mulheres do Serido em Marcha

Aconteceu hoje (07), pela manhã a 5° Marcha das Margaridas do Seridó na cidade de Acari, Mulheres de todo o Seridó foram as ruas de Acari m...