CLICK NA IMAGEM E CONHEÇA UM POUCO MAIS DA NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Repressão no meio rural durante a ditadura é tema na 28ª Reunião Brasileira de Antropologia


Foto: Divulgação NeadRepressão no meio rural durante a ditadura é tema na 28ª Reunião Brasileira de Antropologia

Diferentes universidades, lideranças e organizações sociais que tratam do tema da memória das lutas sociais no meio rural contribuíram para a narrativa do livro “Retrato da Repressão Política no Campo - Brasil 1962-1985 - Camponeses torturados, mortos e desaparecidos”. 

A publicação, resultado de pesquisa do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), será lançada em sessão especial durante a 28ª Reunião Brasileira de Antropologia, em São Paulo, nesta quarta-feira (04). 
A obra, de autoria de Marta Cioccari e Ana Carneiro, reúne relatos de trabalhadores e líderes que sofreram agressões durante o regime militar no Brasil. Foi elaborada com a contribuição dos registros do Projeto Memória Camponesa, coordenado pelo professor Moacir Palmeira, do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (MN/UFRJ), e teve também como base outras fontes documentais, impressas e audiovisuais do período. 
Estarão presentes no lançamento Marta Cioccari, autora e pesquisadora do MN/UFRJ; Moacir Palmeira, que coordenou o projeto da publicação; Elio Neves, presidente da Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp); e José Francisco da Silva, ex-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e também um dos personagens do livro. 
A 28ª RBA acontece na Pontifícia Universidade Católica (PUC- SP), de 02 a 05 de julho. A programação será composta por minicursos, oficinas, fóruns, simpósios, mesas-redondas, grupos de trabalho, exposições, mostras de vídeos e conferências. Com o tema central “Desafios Antropológicos Contemporâneos”, o evento pretende estimular análises críticas e propostas para solução dos dilemas, desafios e perspectivas que permeiam os atuais processos de expansão e transformação da antropologia no Brasil. 
Serviço: 
Sessão Especial "Retrato da Repressão Política no Campo - Brasil 1962-1985 - Camponeses torturados, mortos e desaparecidos" 
Data: 04 de julho de 2012 
Local: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC – SP). Rua Monte Alegre, 984. Edifício Reitor Bandeira de Mello – prédio novo, sala 89. Auditório 333, 3º andar. Perdizes – São Paulo. 
Horário: 14h 

Confira a programação completa da 28ª Reunião Brasileira de Antropologia no site do evento:www.sistemasmart.com.br/rba/. O livro Retrato da Repressão Política no Campo – 2º edição está disponível para download gratuito no Portal NEAD, no endereço:www.nead.gov.br/portal/nead/publicacoes/