CLICK NA IMAGEM E CONHEÇA UM POUCO MAIS DA NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Juventude Rural nas ruas pela Reforma Política!



Depois dos debates, atividades esportivas muita diversão; cerca de 5 mil jovens do meio rural vão para a mobilização de rua. Nestaquinta-feira, 30, os participantes do III Festival da Juventude Rural vão caminhar pela Esplanada dos Ministérios, em defesa da REFORMA POLÍTICA. “Não é possível defender todas as bandeiras do campo, como a soberania alimentar e a reforma agrária, com esse atual sistema político”, disse Alberto Broch, presidente da CONTAG. Depois das discussões e debates no Festival, os jovens entenderam melhor a necessidade de mudar sistema político brasileiro, segundo informa a organização do evento.

Um grupo da “Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas”, faz coleta de assinatura de apoio ao projeto dentro do Festival da Juventude Rural. “Nós instalamos pontos de coleta de assinatura para reforçar e apoiar de forma concreta a proposta”, disse Dorenice Flor, secretária geral da CONTAG.

Mazé Morais, secretária de juventude da CONTAG, diz que os financiadores dos principais parlamentares brasileiros, são exatamente contra os trabalhadores rurais; “Não podemos concordar com esse sistema político que oprime e massacra a juventude do campo e da cidade. Nós seremos a diferença nas ruas e nas urnas, para garantir uma democracia verdadeiramente participativa e representativa”, bradou Mazé Morais, que coordena o festival em Brasília.

SOBRE A REFORMA POLÍTICA

A CONTAG participa da COLIZÃO DEMOCRÁTICA em defesa da reforma política e eleições limpas, que pretende coletar 1 milhão e 500 mil assinatura, para os quatro pontos principais desta proposta de reforma política:

1. Proibição do financiamento de campanha por empresas e adoção do Financiamento Democrático de Campanha;

2. Eleições proporcionais em dois turnos;

3. Paridade de gênero na lista pré-ordenada;

4. Fortalecimento dos mecanismos da democracia direta com a participação da sociedade em decisões nacionais importantes; “Se pararmos para pensar um pouco vamos perceber que a baixa qualidade do transporte público, a crescente violência urbana e no campo, a deficiência na educação, a precariedade da saúde pública, a carência de esporte e lazer para a juventude e a falta de terra para os trabalhadores que precisam são alguns dos inúmeros problemas sociais que a sociedade brasileira sofre há muito tempo, e nós do campo sofremos duplamente, por isso vamos para as ruas”, desabafou Mazé Morais da CONTAG.

Alberto Broch afirma que a manifestação na Esplanada dos Ministérios em Brasília, é para mostrar ao Congresso Nacional que reformas sejam aprovadas. “Esse parlamento, parte dele representa os interesses de uma pequena parte da sociedade que financia as campanhas eleitorais, ou seja, de algumas poucas empresas, que sempre são contra os povos do campo, floresta e águas, por isso estamos nas ruas com a juventude do campo para a defesa da Reforma Política”, garantiu Alberto Broch.

FONTE: Assessoria Comunicação CONTAG - Luiz Paraíba