Janes P. Souza
O Minas Brasília Tênis Clube, em Brasília/DF, é o palco das atividades esportivas do III Festival da Juventude Rural, que iniciaram na manhã desta quarta-feira, dia 29. Cerca de mil jovens de todo o País disputam oito modalidades esportivas, entre elas dama, xadrez, peteca, sinuca, dominó, vôlei, futebol de campo e de salão. As atividades estão divididas em masculina e feminina, com exceção do dominó, que será misto. A expectativa dos organizadores é de que os jogos encerrem por volta das 16h, ocasião em que haverá a premiação para todos/as atletas.
O secretário nacional de Políticas Sociais da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), José Wilson Gonçalves, deu as boas-vindas aos jovens. Ele ressaltou que o esporte predomina em qualquer região do Brasil e neste sentido é uma importante pauta de reivindicação do movimento sindical. “O objetivo maior é a interação sem o viés da disputa, isto é, da competição, para saber quem ganhou ou perdeu. Assim, através do esporte também demonstramos o potencial que tem o campo e, ao mesmo tempo, a necessidade da gestão pública reforçar, cada vez mais, o incentivo e o apoio até mesmo para que esses jovens permaneçam no meio rural”, justificou.
Já Paulo de Oliveira Poleze, assessor da Secretaria de Política Agrícola da Contag, responsável pela logística das atividades, acredita que os jogos representam uma espécie de refrigeração da participação da juventude no festival. “Basta olharmos para a empolgação de todos que se constata o acerto em realizar esses jogos dentro do contexto do Festival”, completou.
FONTE: Assessoria Comunicação CONTAG - Luiz Fernando Boaz e Janes P. Souza |