CLICK NA IMAGEM E CONHEÇA UM POUCO MAIS DA NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Grafite, Cartazes e Customização de camisetas: os jovens querem aprender novas formas de se expressar



Participantes da oficina de criação de cartazes colocam suas ideias no papel

Os jovens sabem o que querem: todos buscam as oficinas com as quais mais se identificam ou aquelas que vão trazer boas consequências para o futuro. A oficina de produção de cartazes, por exemplo: os 18 jovens inscritos na oficina da parte da manhã têm o objetivo de utilizar os conhecimentos adquiridos nestas aulas em seus sindicatos e bases, para comunicar de maneira concisa e atraente as mensagens que consideram mais importantes para a luta do MSTTR.

A oficina está sendo oferecida pelo Coletivo 7 Saberes - grupo de Brasília que promove atividades educativas e culturais - no espaço da Plenário 6, na Concha Acústica. Os monitores escolheram um tema para basear a confecção dos cartazes: a grande manifestação em defesa de uma Reforma Política Democrática que acontecerá na Esplanada dos Ministérios amanhã (30). Os jovens deram sugestões de frases e desenhos e colocaram a mão na massa. Eles vão aprender a técnica de stencil e de pinturas variadas.

A secretária de Jovens do Sindicato de Olho d’Água das Flores, Alagoas, Kaline Nogueiro, 23 anos, explica porque escolheu a oficina de cartazes: “É por meio deles que mostramos a nossa cara, o que temos para dizer. Hoje eu escolhi fazer um cartaz sobre políticas públicas, porque elas são o ponto-chave para a permanência dos jovens no campo”.

Grafite

A oficina de grafite estava acontecendo log ao lado, também oferecida pelo Coletivo 7 Saberes. Os 33 inscritos na oficina da manhã estavam ansiosos para aprender as técnicas para desenhar e escrever com as latas de spray. Virna Claudino, de 22 anos, do Sindicato de Pindaré-Mirim, no Maranhão escolheu a oficina de grafite porque quer aprender novas técnicas de pintura. “Eu produzo cartazes lá no sindicato e quero levar conhecimentos diferentes”, afirma Virna.

E a oficina não se resume só a trabalhar com as latas de sprays: dinâmicas como a ponte de corda ajudaram a entrosar e divertir o pessoal. Feita de corda com vários nós, a ponte é suspensa com a força dos participantes. Quem vai atravessar tem que perguntar antes: “posso confiar?” e só depois da resposta afirmativa da ponte é que o corajoso da vez pisa com cuidado e se apoia nos companheiros para atravessar a corda. Até esta repórter participou da brincadeira e garante: é muito bom exercitar a coragem acreditando no trabalho em conjunto.

Customização de camisetas

Sucesso total. A oficina oferecida pela recém-criada Secretaria de Jovens da Federação da Paraíba estava lotada com 50 inscritos pela manhã e não conseguia mais aceitar os interessados que estavam procurando de última hora. O professor do pessoal era o gerente de Territórios e estudante de design, Alberis Calisto, 27 anos. “Fico muito feliz, é gratificante ver que a proposta de nossa secretaria está sendo tão bem aceita pelo Festival”, afirma ele.

O mineiro Nadson Amorim, de 20 anos, explica que escolheu a oficina porque a transformação de camisetas pode ser uma possibilidade de trabalho no futuro, uma fonte de renda. A piauiense Maria Alves, de 21 anos, afirma que está adorando adquirir conhecimentos novos e já está produzindo uma camiseta para usar na academia. Lucas Feitosa, 20 anos, de Sergipe, conta que escolheu a oficina pensando em renovar o guarda-roupas: “Posso pegar as peças que não uso mais e deixa-las diferentes, como novas”, diz ele. Jordania Moura, 24 anos, também do Piauí se identifica com a customização, porque gosta de moda. “Além disso, posso fazer oficinas como essa com os jovens do meu estado”, afirma a jovem.


FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto