CLICK NA IMAGEM E CONHEÇA UM POUCO MAIS DA NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Contag monta mega estrutura para a realização do 3º Festival Nacional da Juventude Rural

O 3º Festival Nacional da Juventude Rural que ocorre entre esta segunda-feira (27) e quinta-feira (30) em Brasília-DF, conta com uma mega estrutura física e de pessoas. Toda a infraestrutura é superior as edições anteriores. O evento que ocorre no Parque da Cidade tem 35 mil metros quadrados disponível para os/as jovens trabalhadores/as rurais brasileiros e de países da América Latina. “Escolhemos um local que possibilitasse segurança para nossos jovens e nossas jovens.

Contratamos empresas de segurança, brigada de incêndio e também outra para montar toda essa estrutura, que foi pensada para dialogar com a realidade de cada jovem do campo.” Destaca o secretário de Formação e Organização Sindical da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais (Contag), Juraci Souto.

O espaço de 35.000m² como pode ser visto na imagem da planta do local, conta com uma recepção; hall; sala de exposições com linha do tempo desde o primeiro festival até este; seis plenárias (uma com capacidade para milhares de pessoas, onde vai ocorrer a abertura e noites culturais); refeitório; complexo de banheiros; 11 salas para oficinas; local para a feira com produtos trazidos pelos/as participantes; amplo dormitório dividido por estados e delegação internacional; posto médico; creche e lan house.

Posto médico

“Nós da Contag temos uma grande preocupação do bem-estar do nosso povo, por isso, montamos um posto de saúde que ficará aberto 24 horas para poder realizar atendimentos iniciais. Muitos de nosso jovens vem de muito longe e no decorre da viagem se alimentam de comidas que não se sabe a procedência e somado ao clima diferente das regiões deles e delas o que pode provocar algum mal estar” aponta o secretário de Políticas Sociais da Contag, José Wilson Gonçalves.

O posto médico conta com um clínico geral (8h às 18h), um enfermeiro e uma auxiliar de enfermagem (ambos 24 horas por dia), além de uma equipe de técnicos de enfermagens do SAMU Brasília equipados com uma ambulância pronta pra levar qualquer participante para o hospital mais próximo em caso de emergência. Na parte física, são dois consultórios, uma sala de triagem e duas enfermarias.

“Lutamos dia a dia para por uma saúde melhor no campo, então é nossa obrigação disponibilizar uma estrutura de saúde adequada durante eventos que realizamos”, finaliza José Wilson Gonçalves.

Lan House

Os/as jovens que precisem utilizar computadores para realizar algum trabalho ou entrar em contato com familiares e amigos/as, a Contag disponibilizou uma sala de informática equipada com sete computadores com acesso a internet e para quem trouxe notebook, tablet ou smartphone, todo o complexo onde ocorre o Festival possui rede wi-fi liberada.

Creche

Para as mães ou pais que trouxeram crianças, a organização do evento montou uma espécie de creche com pessoas para cuidarem das crianças, enquanto eles e elas estiverem em atividades. O local tem uma brinquedoteca para ser utilizada pelos pequenos e pelas pequenas.

FONTE: Assessoria Comunicação CONTAG - Janes P. Souza, especial