CLICK NA IMAGEM E CONHEÇA UM POUCO MAIS DA NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR

domingo, 27 de maio de 2012

CONTAG E MEC DEBATEM POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PARA O CAMPO

24/05/2012
A CONTAG tem como um dos pontos centrais da pauta do Grito da Terra Brasil desse ano a implementação do Programa Nacional de Educação do Campo, o Pronacampo, lançado em 20 de março pela presidenta Dilma Rousseff. Para garantir a participação do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) nesse processo, foi realizada uma audiência na tarde desta quinta-feira (24 de maio) no Ministério da Educação (MEC), em Brasília. Antes da reunião com o ministro, a CONTAG já havia realizado no dia 21 de maio uma reunião de negociação com cinco secretarias do MEC, dentre elas a SECADI, SESU, SETEC, Secretaria Executiva e FNDE, na qual foram debatidos todos os pontos da pauta e avaliados os encaminhamentos.
O ministro Aloizio Mercadante recebeu a comissão de negociação da pauta de reivindicações do GTB, composta pelo secretário de Políticas Sociais da CONTAG, José Wilson, pela assessoria e por representantes das Federações de Trabalhadores na Agricultura (FETAGs). Dentro do debate sobre as pautas estratégicas do Pronacampo, foram discutidos os pontos que tratam da formação dos professores(as), do Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (Procampo), do Saberes da Terra e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O dirigente da CONTAG aproveitou para reivindicar o apoio do MEC na estruturação do Centro de Formação para Educação do Campo em Caldas Novas, que está em debate com a Universidade Federal de Goiás (UFG), com estrutura e projeto pedagógico também adequados às demandas dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.
Para José Wilson, é extremamente importante que o MEC insira a realidade do campo e da floresta na formação dos professores(as). “O atual modelo de educação no país forma os alunos para migrarem do meio rural para a cidade. Queremos formar nossas crianças, adolescentes e jovens para permanecerem no campo e contribuírem com a sua experiência para o desenvolvimento rural sustentável brasileiro”, destaca.
O ministro se comprometeu a atender as reivindicações apresentadas e buscar solução para as demandas que visam consolidar a política de educação do campo em todo o país, inclusive em construir um diálogo mais permanente entre o MEC e a CONTAG para viabilizar a implementação do Pronacampo com a participação efetiva do MSTTR.
No que se refere à formação dos professores(as) das escolas do campo, haverá uma agenda de trabalho intensiva junto ao Conselho de Reitores para assegurar que as Universidades Federais sejam executoras da proposta do Procampo – Licenciatura em Educação do Campo para atender uma meta de 15 mil professores nos próximos 2 anos.
Dentre os compromissos assumidos pelo Ministro da Educação estão a criação de uma rede nacional de entidades que atuam com os princípios da Educação do Campo, a serem habilitadas pelos Institutos Federais de Educação Profissional para atuar na execução do Pronacampo/ Pronatec. Atualmente no Brasil temos mais de 260 Centros Familiares de Formação por Alternância, e outros centros de educação do campo com condições de assegurar a qualificação profissional nos princípios da Educação do Campo.
Outro compromisso assumido pelo ministro foi a realização de uma agenda mais efetiva, com reuniões periódicas da Comissão Nacional da Educação do Campo para debater de forma aprofundada o passo a passo de todas as ações, definindo as estratégias de implementação do Pronacampo no sentido de reafirmar os princípios da educação do campo.
José Wilson avalia que a audiência com o ministro Mercadante foi bastante positiva. “A expectativa é que, no anúncio oficial do governo, no dia 30 de maio, a educação do campo venha como uma das prioridades dessa gestão da presidenta Dilma Rousseff”, destaca.