CLICK NA IMAGEM E CONHEÇA UM POUCO MAIS DA NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Ministro recebe Contag para debater propostas do Grito da Terra Brasil


Foto: Rômulo Serpa/MDA

O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, recebeu 60 representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), para debater as solicitações feitas pelo movimento social na pauta do 21º Grito da Terra Brasil (GTB). O encontro ocorreu em Brasília, nesta segunda-feira (18), data que marca o início do GTB, manifestação nacional da Contag.

Entre os pontos debatidos estão a reforma agrária, a manutenção do crédito e dos juros oferecidos pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), além da necessidade de corte no orçamento do Governo Federal. “A posição do MDA é manter as condições atuais. Estamos trabalhando, até o último momento, para conseguir que os cortes não sejam muito duros e possamos responder as solicitações”, afirmou o ministro.

Até sexta-feira (22), dia em que se encerra o Grito da Terra, a Contag irá se reunir com representantes de 15 ministérios. Segundo o presidente da Confederação, Alberto Broch, diversos avanços foram obtidos por meio da manifestação. “São 21 anos de discussão assídua com o Governo Federal e reconhecemos os avanços que tivemos. 80% das políticas do campo que temos hoje vieram do GTB e vamos continuar avançando”, disse Broch.

Secretariado

Participaram da reunião os secretários da Agricultura Familiar (SAF/MDA), Onaur Ruano; de Desenvolvimento Territorial (SDT/MDA), Humberto Oliveira; de Reordenamento Agrário (SRA/MDA), Adhemar de Almeida; e de Regularização Fundiária na Amazônia Legal (Serfal), Sérgio Lope; além da secretária-executiva, Maria Fernanda Ramos Coelho e da presidenta do Incra, Maria Lúcia Falcón. “Toda a nossa equipe está aqui, pois essa reunião é uma prioridade nossa”, salientou o ministro.

João Paulo Biage Ascom/MDA