CLICK NA IMAGEM E CONHEÇA UM POUCO MAIS DA NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Encontro reunirá conselheiros fiscais do MSTTR


Nos dias 29, 30 e 31 de outubro, 84 conselheiros e conselheiras fiscais da CONTAG e das FETAGs estarão em Brasília participando do Seminário Nacional de Formação em Gestão Administrativa e Financeira. O objetivo do encontro é consolidar e fortalecer o processo de sustentabilidade político-financeira através das ações formativas do Programa Nacional de Fortalecimento das Entidades Sindicais (PNFES) voltadas para esse público.

Além da abertura política, o primeiro dia contará com um momento de integração do grupo, com a apresentação da Matriz Pedagógica e Acordo de Convivência, com o debate político sobre os desafios para o cumprimento das deliberações congressuais em relação aos temas relacionados à sustentabilidade político-financeira, os desafios do papel do Conselho Fiscal; e outros.

No segundo dia estão previstos debates sobre as deliberações das instâncias sindicais e sobre o planejamento estratégico e orçamento sindical participativo e os desafios para a sua implementação.
Já no último dia, os conselheiros e conselheiras fiscais farão uma intensa discussão sobre vários temas, como a vida do MSTTR, o princípio da transparência, a prestação de contas, a necessidade de se ter normas e regras e Estatutos das Entidades Sindicais. Por fim, haverá um momento de avaliação e encaminhamentos.

Para o secretário de Finanças e Administração da CONTAG, Aristides Santos, o trabalho formativo com os conselheiros(as) fiscais terá como consequência a melhoria da gestão das federações. “O Conselho Fiscal tem um papel muito importante dentro de qualquer instituição porque fiscaliza o patrimônio, os recursos financeiros e todas as prestações de contas. Um Conselho Fiscal preparado e atuante garante uma gestão mais eficiente, democrática e transparente”, afirma o dirigente.

A atividade está sendo coordenada pela Secretaria de Finanças e Administração da CONTAG e terá a colaboração do educador popular Alexandre Merrem.

FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi