CLICK NA IMAGEM E CONHEÇA UM POUCO MAIS DA NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Cerimônia lança cursos vinculados ao Pronatec Campo

14/10/2013| EDUCAÇÃO DO CAMPO
 
FOTO: Gabriella Avila

Na manhã de hoje, 14, ocorreu o lançamento dos cursos vinculados ao Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Campo), resultados de uma parceria entre CONTAG e Instituto Federal de Brasília (IFB), em uma cerimônia realizada na sede da Confederação, em Brasília. Dentre os presentes, estavam representantes das entidades envolvidas no processo de consolidação dos cursos, a diretoria executiva da CONTAG e os funcionários da casa, além dos alunos e alunas das primeiras turmas e representações das Federações envolvidas nessa primeira fase.

Compondo a mesa da cerimônia, estavam o presidente da CONTAG, Alberto Broch, a secretária de Mulheres, Alessandra Lunas, o secretário de Políticas Sociais, José Wilson Gonçalves, o reitor do IFB, Wilson Consiani, o diretor da UnB Planaltina, professor Luis Antônio Pasquetti, o deputado distrital Chico Vigilante (PT-DF), o gerente de assessoramento da Fundação Banco do Brasil, Jeferson D’Avila, o secretário de Reordenamento Agrário do MDA, Adhemar Lopes, e, representando do secretário de Agricultura do MDA Valter Bianchini, Cássio Trovatto.

Estes cursos são resultado de uma articulação da CONTAG com o IFB,  que envolveu também entidades como o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério da Educação e Cultura (MEC) e Fundação Banco do Brasil. Por meio de um acordo de cooperação vinculado ao Pronatec Campo, serão oferecidos cursos de formação inicial e continuada nas áreas de Cooperativismo, Agroindústria e Serviços Públicos, para trabalhadores(as) do campo, das florestas e das águas. Inicialmente, as primeiras turmas serão voltadas para um público rural do Distrito Federal, Goiás, Bahia, Piauí, Tocantins e Minas Gerais, com pretensão de estender para os outros estados.  Os funcionários da CONTAG também poderão participar de cursos de espanhol e informática, inclusos no programa.

Em sua fala na abertura da cerimônia de lançamento e aula inaugural, o presidente Alberto Broch reconheceu o trabalho de todas as equipes envolvidas, parabenizou-as e falou sobre as expectativas da CONTAG. “Estamos muito felizes por cumprirmos mais uma etapa na luta pela educação do campo, realizando essa experiência feita a várias mãos, pela CONTAG, IFB , MDA, MEC, professores e parceiros”, declarou Alberto. “Será uma experiência muito importante, não só para os alunos e alunas, mas também para nós enquanto Confederação, onde poderemos vivenciar essa experiência de perto e melhorar cada vez mais esse programa, que com certeza será um sucesso”, disse.

Para José Wilson, este momento é um grande passo para a melhoria da educação do campo.  “A educação é um direito de todas as pessoas. Entre os objetivos desse programa, está torna-lo uma experiência para que, a longo prazo, possamos reduzir a desigualdade social que ainda existe no Brasil, principalmente do ponto de vista da educação. Com esses cursos queremos proporcionar para as pessoas o desenvolvimento de suas pontencialidades” disse o dirigente, que destacou também a metodologia utilizada neste processo: “Nesta primeira experiência estamos adequando a proposta pedagógica às necessidades dos trabalhadores e trabalhadoras do campo. As equipes do IFB e da CONTAG trabalharam juntas na construção da metodologia de ensino que será utilizada: a pedagogia da alternância”, explicou.

“Não é de hoje que temos colocado essa demanda da educação do campo e das especificidades que temos nessa área. Mas é difícil ser ouvido, e nos moldes que continuamos fazendo esta educação, esta a demanda não é respondida adequadamente”, lembrou Alessandra Lunas. “Esse formato proposto para estes cursos adequará o tempo escola demandado pelo campo, e possibilitará a participação dos jovens e mulheres, numa educação com objetivo igualitário”, concluiu.

Após esta solenidade, ainda foi realizada uma Conferência temática, na parte da tarde. A noite, será dado início às aulas, que seguirão pelas próximas duas semanas

FONTE: Imprensa CONTAG - Gabriella Avila