CLICK NA IMAGEM E CONHEÇA UM POUCO MAIS DA NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Assistência recupera produção de hortaliças e agrega valor a produtos de assentados


Conhecimento técnico com respeito à produção sustentável, às condições de solo e clima das regiões rurais do Rio Grande do Norte e à realidade socioeconômica das famílias assentadas. Com estes objetivos, o Incra no Rio Grande do Norte promoveu, nesta terça-feira (1º), no município de Macaíba, oficina para avaliar os serviços de assistência técnica prestados pelo Instituto de Debates Econômicos (IDE) a 14 assentamentos potiguares.

Durante a atividade, os presidentes de associação dos 14 assentamentos consideraram positiva a avaliação dos serviços. Para eles, entre os fatores que contribuíram para o desenvolvimento das famílias assentadas estão as oficinas de educação ambiental, os novos métodos de manejo na produção de hortaliças e de árvores frutíferas, além do auxílio para a elaboração de projetos de comercialização para programas do Governo Federal, como o Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o de Aquisição de Alimentos (PAA).
Hortaliças Para a agente de assistência técnica, a engenheira agrônoma Maria da Conceição Silva, a produção de hortaliças no assentamento Quilombo dos Palmares e a recuperação das fruteiras no assentamento Caracaxá, ambos em Macaíba, são exemplos de resultados positivos da atuação da assistência técnica.
Em Quilombo dos Palmares, as famílias plantam hortaliças e comercializam seus produtos para o Pnae.  O excedente é vendido na feira livre da cidade. As vendas já representam, em um ano, aumento de cerca de meio salário mínimo na renda familiar dos agricultores.
Em Caracaxá, a recuperação das árvores frutíferas dos quintais levou um grupo de mulheres a produzir bolos, doces e geleias. As guloseimas estão gerando nova fonte de renda para as trabalhadoras rurais, que vendem em mercadinhos da região o produto elaborado por um preço melhor que a fruta não processada.