CLICK NA IMAGEM E CONHEÇA UM POUCO MAIS DA NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR

domingo, 24 de março de 2013

Oficinas educativas na Mostra falam sobre sustentabilidade e autonomia

23/03/2013| 2ª MOSTRA DAS MARGARIDAS






Margaridas e visitantes da Mostra puderam participar, na manhã de hoje (23),de três oficinas educativas, promovidas por apoiadores do evento.
A primeira delas foi de Aproveitamento Integral de Alimentos,oferecida pela Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEAGRI) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER-DF), que aconteceu na Sala Cássia Eller da Funarte.

 A oficina foi ministrada por Cláudia Márcia de Freitas, que falou sobre a importância da alimentação saudável para a saúde das pessoas e como o aproveitamento ajuda também na economia do lar. Ao final, foi passada a receita de uma deliciosa vitamina de polpa de abóbora, podendo ser feito um picadinho com a casca depois. As presentes interagiram sugerindo outras receitas com o legume, como o curau de abóbora .

Em seguida, a oficina de Hortas em Pequenos Espaços, também oferecida pela SEAGRI e EMATER-DF, atraiu muitas pessoas. Os oficineiros Josué Ramos e Rafael Ventoin distribuíram uma cartilha com  os passos para se construir uma pequena horta e falaram sobre o preparo da terra e suportes para a horta. Um exemplo mostrado, trabalhando com a ideia da reciclagem, foi o pneu cortado, que pode ser usado para colocar os vasos com as mudas e sementes. Sementes foram distribuídas gratuitamente ao final da oficina.

A última oficina da manhã foi a de Organizações Produtivas de Mulheres, onde foi feita uma roda de conversa sobre a importância da autonomia das mulheres para produzirem renda e como elas podem trabalhar essa autonomia. Essa oficina foi preparada pela Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Redes de Comercialização e Economia Solidária e pela Secretaria Nacional de Economia Solidária da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (SENAES/UNICAFES).

Agora a tarde, as 16h, será a vez da oficina de Políticas e Ações Socioambientais para Populações  Extrativistas, do Ministério do Meio Ambiente (MMA),  Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB)


FONTE: Imprensa CONTAG - Gabriella Avila