CLICK NA IMAGEM E CONHEÇA UM POUCO MAIS DA NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR

sábado, 16 de março de 2013

MDA e FAO destacam a importância da agricultura familiar na superação da pobreza


O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, recebeu, na manhã desta terça-feira (13), em seu gabinete, em Brasília, o novo representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) no País, Alan Bojanic Helbingen. Eles debateram o programa Mais Alimentos Internacional e a cooperação entre o MDA e a FAO para desenvolver a agricultura familiar e estabelecer ações para a segurança alimentar de países da África.

Com o apoio da capacidade técnica da FAO, o MDA deseja estruturar planos de trabalho na África. “Queremos qualificar o modo como é feita essa colaboração via Mais Alimentos Internacional e cooperar para desenvolver a agricultura familiar desses países”, explicou Pepe.

Alan Bojanic Helbingen afirmou que a FAO tem interesse em ajudar o Mais Alimentos, fazendo a sinergia com o MDA na África, em especial na região do Sahel. “A ideia é fortalecer a agricultura familiar na superação da pobreza”, afirmou Helbingen. A região do Sahel é uma das mais pobres do continente africano e enfrenta longos períodos de estiagem

Condraf
Durante o encontro também foram apontados os avanços que seriam discutidos na reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Sustentável (Condraf), nesta quarta-feira (13), em Brasília. Entre eles, Pepe Vargas ressaltou a criação do Comitê Brasileiro para implementação das Diretrizes Voluntárias sobre Governança Responsável da Terra, dos Recursos Pesqueiros e Florestais no contexto da Segurança Alimentar Nacional, a ser aprovado pelo Conselho.

Após a reunião com o representante da FAO, Pepe Vargas recebeu o ministro da Agricultura, Irrigação e Florestas do Sudão, Ismail Abd Elhalim Elmotafi, que também manifestou o interesse do país africano no programa Mais Alimentos Internacional e em fortalecer o diálogo com as políticas públicas brasileiras para a agricultura familiar.