CLICK NA IMAGEM E CONHEÇA UM POUCO MAIS DA NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

STTR de Monte Alegre comemora 50 anos de Existência

No dia 08 de fevereiro, comemoramos os 50 anos do STTR de Monte Alegre às 07:30hs da manha foi celebrada uma missa e logo após foi entregue a placa comemorativa dos 50 anos ao Sindicato pelas mãos dos ex Presidentes, do Prefeito e do atual Presidente Antonio Ananias e em seguida foi servido um café da manha. 

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Monte Alegre foi fundado em 08 de fevereiro de 1963,período de muita revolução no Brasil, que fez brotar esta e outras formas de organização de trabalhadores e comunitárias. Contribuíram decisivamente para estas organizações, a igreja católica, partidos políticos, organizações de profissionais liberais e organizações estudantis.

Em Monte Alegre o Sindicato funcionava numa casa simples alugada, e foi designado pelos trabalhadores o Senhor Antonio Sabino para ser o primeiro presidente. O mesmo foi perseguido pela policia e preso, com a acusação de ser comunista. Eram poucas as pessoas com influência na cidade que defendiam a organização naquele momento, mas o Senhor Antonio Sabino contou com um apoio importante do Padre Antonio Barros, que se ocupava de explicar ao povo, a importância daquela organização.

No mandato do prefeito Heronildes Lopes, a Prefeitura cedeu o prédio onde hoje funciona a EMATER para ser o local de atendimento do Dentista do Sindicato, com o tempo o sindicato conseguiu comprar uma casa que foi reformada tornando-se a sede própria.

O segundo designado em Assembleia dos Trabalhadores foi o Senhor Lourival Félix. Nos anos 70 , uma época de grande repressão, a Federação Estadual estabeleceu e organizou as eleições nas entidades sindicais, sendo o nosso primeiro presidente eleito, o Senhor João Xavier, seguido por Francisco Felipe, Lu Maíada, José Ambrózio, Adão Amâncio e atualmente é o Sr. Antônio Ananias que está no seu terceiro mandato.

Nosso primeiro sócio foi o saudoso Sr. Severino Leão de Souza, bravo lutador que ajudou a lançar esta semente e hoje temos aproximadamente 9.000 associados.

Em 1985 tivemos o fim da ditadura militar no país , veio um período de reconhecimento destas organizações pelo governo federal e aos poucos as parcerias foram se estabelecendo, principalmente na intermediação dos benefícios previdenciários. Durante alguns anos percebemos que as pessoas viam a instituição como um meio, apenas de buscar tais benefícios, ignorando seu papel prioritário de luta organizada e criativa da classe trabalhadora rural, o que exigiu de nós toda uma ação de resgate de identidade, para fazer justiça a tantos que deram a juventude e também a vida por este instrumento de defesa dos trabalhadores.

Hoje temos em nosso calendário o 08 de março que é o dia internacional da mulher onde nossas agricultoras vem em busca dos seus direitos. Temos nossas ações de cidadania onde levamos os benefícios aos distritos, mantendo assim o sindicato mais perto dos trabalhadores e trabalhadoras. O 1º de maio onde é organizado um dos maiores atos de reivindicações de todas as classes em praça pública. O 25 de julho dia do trabalhador rural, dia da criança e muitos outros.

É de fundamental importância homenagear a todos os montealegrenses que com certeza, sendo ou não trabalhador rural, fez e faz parte desta entidade que hoje é reconhecida em todo o Rio Grande do Norte como a entidade mais organizada.

A todos que como sócios atuantes ou diretores fizeram parte da história desta entidade honrada , grandiosa e defensora árdua dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Monte Alegre, nossa mais sincera homenagem no seu sexagésimo aniversário!

PARABÉNS SINDICATO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS PELOS SEUS 50 ANOS DE EXISTÊNCIA.

Fonte: STTR de Monte Alegre