sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

PROJOVEM Campo - Saberes da Terra inicia suas atividades em Acari

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Acari sediou na noite desta quinta-feira (14) a aula inaugural do "PROJOVEM Campo - Saberes da Terra", projeto do Governo Federal que tem como objetivo oferecer qualificação profissional e escolarização aos jovens agricultores familiares de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental. Ao todo 50 alunos serão beneficiados, sendo 25 da comunidade rural Vaca Brava e 25 do Povoado Bulhões. Cada um deles receberá uma bolsa de R$ 1.200,00 (mil e duzentos reais) em 12 parcelas para auxiliar nos estudos.

O município de Acari está entre os três do Seridó beneficiados pelo projeto; os demais são Currais Novos e Cerro Corá. A conquista se deveu em grande parte ao empenho do Sindicato local, que pleiteou a inserção junto a FETARN (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte) e CONTAG (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura).


Presidente do STTR, Maria da Guia Araújo


Representante da 9ª DIRED, Ivânia Maria Torres


Prefeito de Acari, Isaias Cabral

Na ocasião, pais e alunos foram apresentados aos professores que desenvolverão o projeto em Acari. Com duração de dois anos, ele contempla ao todo quatro áreas de conhecimento: "Linguagens e suas tecnologias", "Ciências humanas e suas tecnologias", "Ciências naturais e suas tecnologias" e "Ciências agrárias e suas tecnologias". Quatro também são os eixos temáticos: "Agricultura familiar, identidade, cultura, gênero e etnia", "Desenvolvimento sustentável e solidário com enfoque territorial", "Formas de produção e processos de trabalho no campo" e "Economia solidária, cidadania, organização social e políticas públicas".






O evento contou com a presença do prefeito Isaias Cabral; do secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento, Ari do Hospital; do secretário municipal de Educação e Cultura, Josias Ivo; da coordenadora pedagógica Rúbia Montenegro; da coordenadora do Museu do Sertanejo, Lúcia Araújo; dos representantes do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Maria da Guia Araújo (presidente) e Bento Araújo (1º secretário); e das representantes da 9ª DIRED - Currais Novos, Ivânia Maria Torres, Simone Hipólito e Fátima Medeiros.

Publicado por Romeu Dantas às 23:49:00

Postado por STTR de Acarí às 04:40

Mulheres do Serido em Marcha

Aconteceu hoje (07), pela manhã a 5° Marcha das Margaridas do Seridó na cidade de Acari, Mulheres de todo o Seridó foram as ruas de Acari m...