CLICK NA IMAGEM E CONHEÇA UM POUCO MAIS DA NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Saem resultados de Chamadas Públicas para gestão de cooperativas da agricultura familiar



Os resultados de duas chamadas públicas para seleção de entidades executoras de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) a fim de capacitar, assessorar e qualificar 289 cooperativas e associações de agricultores familiares em todo o País, já estão disponíveis para consulta na página do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) .

Para a Chamada nº 06/2012, foram selecionadas cinco entidades que prestarão serviços nos estados de Alagoas, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Mais de 260 cooperativas serão beneficiadas por meio da metodologia de Ater Mais Gestão, específica para organização e gestão de empreendimentos da agricultura familiar. Acesse aqui o resultado da chamada n° 06/2012. 

Outras informações sobre o resultado da Chamada nº 06 podem ser obtidas pelo endereço eletrônicomaisgestao@mda.gov.br

Já a Chamada Pública nº 07/2012 atenderá 24 empreendimentos coletivos da agricultura familiar no Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB). Uma entidade teve propostas selecionadas e prestará serviços para cooperativas dos seguintes estados: Bahia, Minas Gerais, Sergipe, Ceará, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Acesse aquio resultado da chamada n° 07/2012.

A chamada tem como objetivo estratégico reforçar a gestão dos empreendimentos coletivos da agricultura familiar e a participação dessas cooperativas nos mais diversos programas de biodiesel, além de contribuir para a qualidade dos serviços prestados por esses empreendimentos às indústrias, segundo o coordenador de Biocombustíveis do MDA, André Machado.

Outras informações sobre a Chamada Pública nº 07, podem ser adquiridas pelo endereço:coordenacao.biodiesel@mda.gov.br.

“O MDA fortalece um novo foco de ação, que é a Ater para gestão. Trata-se de um novo momento e uma visão de tratar a gestão como conhecimento fundamental para o fortalecimento da agricultura familiar", explica o coordenador da Rede Brasil Rural e do Programa Mais Alimentos, Marco Antônio Viana Leite, sobre a importância dos serviços de assistência técnica como estratégias do MDA para qualificação das cooperativas da agricultura familiar. Ele destaca que o propósito das duas chamadas é assessorar e capacitar, bem como melhorar a gestão dos empreendimentos e “permitir o acesso a políticas públicas como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)”.