CLICK NA IMAGEM E CONHEÇA UM POUCO MAIS DA NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Novo presidente do INSS recebe dirigentes sindicais e reafirma parceria com a CONTAG

Foi realizada nesta quinta-feira (22 de novembro) uma audiência entre a CONTAG, FETAGs e o INSS. A reunião foi solicitada ao novo presidente do Instituto, Lindolfo Neto de Oliveira Sales, que assumiu nesse mês. O objetivo foi dar continuidade ao diálogo com o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e tratar de algumas questões que a Confederação já vinha encaminhando junto ao INSS, como o Cadastro do Segurado Especial e os problemas nos atendimentos das perícias médicas nas agências do INSS, que vem causando enormes transtornos aos trabalhadores e às trabalhadoras rurais.

Um exemplo dessa situação foi a ocupação da agência do INSS, no município de Crateús (CE), coordenada pela FETRAECE e STTRs da região, onde se acumulam mais de 1.300 processos que aguardam a realização de perícias médicas. Segundo o secretário de Políticas Sociais da CONTAG, José Wilson, o presidente do INSS assegurou o retorno do atendimento médico com o deslocamento de profissionais de municípios próximos para atender a demanda represada nas agências de Crateús e Tauá. Também ficou agendada uma audiência para o dia 10 de dezembro, na sede da FETRAECE, com a participação do diretor geral de Benefícios do INSS, Benedito Brunca, com o superintendente regional do Instituto, João Maria, e com os três gerentes executivos do Ceará, além das lideranças sindicais do estado.

Na audiência também foram discutidos os problemas das perícias médicas de Alagoas e Rio Grande do Sul. “O presidente Lindolfo fez o compromisso de contatar as Gerências Executivas das regiões para tomar ciência dos casos mais graves e, a partir daí, deslocar médicos peritos para dar conta do fluxo de requerimentos para a concessão dos benefícios”, informou José Wilson.

A CONTAG também cobrou uma solução para todos os estados que estão enfrentando os mesmos problemas relacionados às perícias médicas.

O dirigente disse que saiu otimista da audiência. “O presidente do INSS assumiu compromissos de curto, médio e longo prazos, onde também manifestou e reafirmou a relação e a parceria com a CONTAG.”



FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi