CLICK NA IMAGEM E CONHEÇA UM POUCO MAIS DA NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

CONTAG E FETAGs encerram reunião com balanço positivo


Encerrou hoje a reunião do Conselho Deliberativo da CONTAG, iniciada na quarta-feira (dia 21). Neste encontro, que começou com uma grande análise da conjuntura atual realizada pelo jornalista Paulo Henrique Amorim, diversos encaminhamentos foram feitos, tal como eleição da Comissão Coordenadora do 11º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNTTR) e aprovação da proposta orçamentária para 2013.

Avaliações dos eventos promovidos pela Confederação nos últimos meses e das eleições municipais, deliberações para os próximos eventos a serem realizados e outras atividades também fizeram parte da programação ao longo destes três dias.

O último dia contou com uma exposição do secretário Antoninho Rovaris, que falou sobre o Sistema Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), e também compartilhou os resultados da 1ª Conferência Nacional do Leite, que aconteceu no início do mês e teve a participação da CONTAG. A secretária de Meio Ambiente, Rose Santos Azevedo, também fez uma exposição sobre o Código Florestal e o que muda com a aprovação da nova proposta. Outras Secretarias também deram seu informes e socializaram resultados de Coletivos já realizados.

A preparação para o Grito da Terra 2013 Brasil também foi abordada, e a preparação já está sendo discutida, com as opiniões dos representantes das Federações sobre a pauta e o monitoramento das negociações do GTB 2012. Um dos pontos altos do conselho foi o debate sobre a situação da seca na região semiárida brasileira. O tema foi discutido pelos dirigentes na quinta-feira e prosseguiu hoje, com duas audiências com o Ministério da Agricultura e Secretaria Geral da Presidência da República.

A secretária de Relações Internacionais e vice-presidente da CONTAG, Alessandra Lunas, aprovou a reunião do Conselho em geral. “Fechamos com chave de ouro. O fato de termos iniciado com uma profunda análise de conjuntura deixou bastante claro os desafios que temos daqui até 2014, e contribuiu inclusive para que pudéssemos fazer todos os debates com mais ‘pé no chão’, o que nos oferece inclusive um bom aquecimento para as plenárias e toda a preparação do CNTTR”.

O presidente Alberto Broch também avaliou positivamente o encontro. “Foi uma das melhores reuniões do Conselho dos últimos anos, pois aprovamos muitas questões importantes para o CNTTR, para o crescimento da CONTAG e também no que diz respeito ao problema da seca, que assola algumas regiões brasileiras. E tudo aconteceu em um alto nível de debate político”, acrescentou.

Esta foi a última reunião do ano do Conselho Deliberativo da CONTAG, que normalmente realiza duas reuniões ordinárias e uma extraordinária por ano.
FONTE: Imprensa CONTAG - Gabriella Avila