CLICK NA IMAGEM E CONHEÇA UM POUCO MAIS DA NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Pronatec Campo define pedagogia dos cursos voltados para agricultores familiares


O grupo de trabalho do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no Campo (Pronatec Campo) se reuniu nesta quinta-feira (13), em Brasília, para definir a pedagogia e a dinâmica dos cursos que serão oferecidos pelo Programa. O primeiro curso, de Agricultor Familiar, está previsto para outubro e atenderá 40 alunos A iniciativa é uma parceria entre os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Educação (MEC) e visa expandir, democraticamente, a oferta de educação profissional ao público rural. 


A turma, já formada, de 40 alunos é piloto e receberá aulas no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), em Planaltina. Os demais cursos devem começar no início do ano que vem. Serão oferecidos, neste primeiro momento, os cursos de Agente de Desenvolvimento Socioambiental, Agente de Desenvolvimento Cooperativista, Agricultor Agroflorestal, Agricultor Familiar e Agricultor Orgânico. “Estamos trabalhando de forma que governo e movimentos sociais caminhem na efetivação das políticas públicas para o jovem rural”, afirma a assessora especial para a Juventude do MDA, Ana Carolina Silva. 



Em julho deste ano, movimentos sociais, reitores de institutos federais e a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) se reuniram durante dois dias para definir a metodologia do Pronatec Campo, em Brasília. O acordo entre os dois ministérios prevê a oferta gratuita de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ou qualificação profissional, por meio da Bolsa-Formação Trabalhador (mínimo de 160 horas), e educação profissional técnica de nível médio, por meio da Bolsa-Formação Estudante (mínimo de 800 horas). Estão previstas 30 mil vagas para jovens, agricultores familiares, agentes de assistência técnica e extensão rural, povos e comunidades tradicionais e assentados da reforma agrária até 2013. 



Plano Safra 
O Pronatec Campo está inserido no Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/2013, nos recursos voltados para a juventude rural, como o Pronaf Jovem e as chamadas públicas voltadas para esse segmento. “A ideia é que, dentro dos anos de 2012 e 2013, a gente propicie essa capacitação no campo, articulando políticas públicas para os jovens”, explica Ana Carolina. 



Agentes de Ater 
Os agentes de assistência técnica e extensão rural também serão beneficiados com o Pronatec Campo. A expectativa é que sejam qualificados profissionalmente quatro mil agentes. “É muito importante essa iniciativa, queremos fazer uma reciclagem com os agentes, pois alguns deles não fazem cursos há muito tempo”, diz Ana Carolina. Agroecologia Aplicada à Produção na Agricultura Familiar, Sistemas Agroflorestais e Gestão de Empreendimento da Agricultura Familiar são os cursos iniciais para esse público. 



Mulheres no Programa 
A presidente da Rede de Mulheres de Ceilândia (DF), Edileusa Laurentino, atende em sua associação cerca de 80 mulheres. No começo, eram somente mulheres do campo, com dificuldades de inserção no mercado de trabalho. Mas, com a grande demanda, começou a beneficiar, também, mulheres da área urbana. “Os cursos do Pronatec vão abrir o leque para essas mulheres, que têm muita dificuldade de arrumar trabalho”, relata a presidente da associação. “Isso vai ser um avanço para elas.” 



Pronatec 
O Pronatec é uma das linhas de ação adotadas pelo Programa Nacional de Educação no Campo (Pronacampo), do Ministério da Educação. O objetivo é elevar a educação e qualificar a formação de jovens e adultos por meio da expansão, interiorização e democratização da oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica para a população brasileira. Para tanto, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que, juntos, oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos.