CLICK NA IMAGEM E CONHEÇA UM POUCO MAIS DA NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Agricultor tem acesso a bônus no financiamento de 14 produtos neste mês

Boletim 1615 - 13.09 - por Secom em 12/09/2012 20:22hs 

O Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) garante às famílias que acessam o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), em caso de baixa de preços no mercado, um desconto no pagamento do financiamento, correspondente à diferença entre o preço de mercado e o preço de garantia do produto. Neste mês, 14 diferentes itens, além dos previstos na cesta de produtos, estarão incluídos no bônus para os financiamentos do PGPAF. A concessão atenderá os agricultores que cultivam açaí, babaçu, borracha natural, cará, castanha de caju, castanha do Brasil, cebola, laranja, leite, pequi, piaçava, sisal, sorgo e triticale. A portaria foi publicada na última terça-feira (11), pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), no Diário Oficial da União. 

O produto com o maior bônus neste mês é a borracha natural (extrativista), do estado do Acre, que obteve 54,99% de desconto. Em seguida, estão o babaçu (amêndoa) no Ceará, com 44,44%, e a borracha natural oriunda do Maranhão, com 41,18%. 

O bônus do PGPAF é calculado mensalmente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgado pela Secretaria de Agricultura Familiar do MDA. A Conab faz um levantamento nas principais praças de comercialização dos produtos da agricultura familiar e que integram o PGPAF.