A FETARN e Dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sao Jose do Campestre discutem estrategias de ação para iniciar a JORNADA SINDICAL AMPLIADA nas comunidades rurais.
Diretores e Assessores dos Sindicatos de Passa e Fica, Lagoa Danta e Serra de Sao Bento, em conjunto com representantes da FETARN, discutem estrategias de ação nas comunidades rurais através da JORNADA SINDICAL AMPLIADA
Com muito zelo e dedicação, a nossa companheira Maria do STR de Olho D'água do Borges inicia a colheita das cenouras.
Trabalho, dedicação e fidelidade as suas origens, fazem da companheira uma agricultora familiar de força e fé.
Parabéns e vamos a luta!
Sindicato de Ceará Mirim participando de uma reunião na Câmara dos Vereadores para formação de uma cooperativa para melhorar a vida dos agricultores do nosso município
Em Reunião, STRs da Regiao do Serido discutem sobre o bloqueio/suspensão de DAPs da agricultura familiar pelo TCU,uma preocupação de várias instituições da região
Esse evento foi promovido pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Solidário de Caicó, Fetarn/polo sindical, Cáritas,Seapac, e Adese
Estiveram presentes na reunião representantes de Sindicatos da região do Seridó,conselhos municipais de desenvolvimento sustentável e solidário, colônia de pescadores, secretários de agricultura, técnicos da Emater, além de outras instituições
Nesta terça-feira (13), a capital federal recebe cerca de 100 mil participantes da Marcha das Margaridas 2019, que reúne especialmente mulheres do campo, da floresta e das águas. A programação inclui atividades culturais, formativas e políticas ao longo desta terça, anunciando a chegada da tradicional passeata, que percorre a Esplanada dos Ministérios na quarta (14), a partir das 7h.
#MarchaDasMargaridas
📌Acesse nossa página no Facebook: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2568558596563366&id=599022136850365
Durante a manhã desta quarta feira (14), o coletivo de associações comunitárias e de áreas de assentamentos rurais de Apodi que compõem o Fórum da Agricultura Familiar se reuniram no auditório do STTR do Apodi.
As reuniões do fórum acontecem todas as segunda quarta feira de cada mês.
📌Acesse nossa página no Facebook: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2570242816394944&id=599022136850365
Publicado em 14/08/2019 - 15:57Por Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil Brasília
Organizada a cada quatro anos, a Marcha das Margaridas percorreu hoje (14) cerca de seis quilômetros, para se deslocar do Pavilhão do Parque da Cidade até o Congresso Nacional, em Brasília. Nesta 6ª edição, o evento teve a participação inédita de delegações de 27 países, além de representantes de todas as unidades federativas do Brasil. A Polícia Militar do Distrito Federal não apresentou números oficiais sobre quantas pessoas participaram da marcha.
De acordo com a coordenadora geral da Marcha das Margaridas, Mazé Morais, este ano a manifestação teve a participação de outras entidades, além das 16 que, desde 2000, participam do evento. “Fomos reforçados por outras organizações ligadas à defesa dos direitos das mulheres, dos índios, de estudantes e de feministas. Em parte esse reforço se explica pela semana expressiva aqui em Brasília, por causa de outras manifestações”, disse.
Mazé disse que a marcha não está restrita aos seis quilômetros percorridos até a Esplanada dos Ministérios. “Isso aqui é apenas uma coroação; a cereja do bolo, após muitos debates e formações”, disse. “A marcha não começa e nem termina aqui. Não se trata apenas de uma caminhada. Antes de ela acontecer, nós fazemos debates e formações. Viemos aqui para mostrar que estamos atuantes e queremos respeito. Estamos na resistência. E, daqui, sairemos empoderadas para atuar nas nossas bases, formando pessoas visando a garantia de nossos direitos”.
Marcha das Margaridas teve participação de entidadades nacionais e internacionais - Marcelo Camargo/Agência Brasil
Mobilização
Na avaliação dos organizadores, a Marcha das Margaridas é “a maior mobilização de mulheres trabalhadoras rurais do campo e da floresta do Brasil”. O nome do evento é uma homenagem à trabalhadora rural e líder sindical Margarida Maria Alves, “um dos maiores símbolos da luta das mulheres por terra, trabalho, igualdade, justiça e dignidade”, explica Mazé, referindo-se à liderança que foi “brutalmente assassinada” em 1983.
Nesta 6ª edição, os organizadores optaram por ir além da apresentação de uma pauta de reivindicações. “Apresentamos uma plataforma, na qual expressamos um modelo de sociedade mais justo, que garanta qualidade para a educação, a saúde; contrário à violência praticada contra mulheres e a favor do acesso a bens comuns, como água e alimentação saudável sem agrotóxicos”, disse ao se referir às 20 propostas públicas apresentadas.
Mazé explicou que nenhum contato foi feito com autoridades governamentais nesta edição. “Tendo interesse, o governo poderá acessar nossas propostas, que são públicas”, disse. “Além disso, temos parlamentares que são nossos porta-vozes. Eles certamente as apresentarão ao governo”.
Segundo a coordenadora da marcha, a atual edição “reforça o coro contra a reforma da Previdência, por entender que não se trata de uma reforma, já que tira direitos em vez de melhorar a vida dos beneficiários. Sabemos que não será fácil, mas atuaremos muito fortemente junto aos senadores para evitá-la”.
O lema da marcha deste ano foi Margaridas na Luta por um Brasil com Soberania Popular, Democracia, Justiça, Igualdade e Livre de Violência’.
O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Umarizal e o Fórum das Associações, convidam os Agricultores e Agricultoras Familiares, para participarem de uma reunião, neste dia 22/08/2019, às 14:00hs, no Auditório do Sindicato. Na ocasião, será apresentado o Microcrédito da Agência Estadual de Fomento e o Pronaf Agroecologia do Banco do Nordeste, modalidades de crédito para o fortalecimento da Agricultura Familiar, comercialização e acesso à mercados. Contaremos com as representações da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural e Gerência Estadual do BNB. Esta iniciativa, inclui o município de Umarizal como Projeto Piloto e conta com apoio de articulação da Diaconia, Núcleo Sertão Verde, Coopau, STTR e Fórum das Associações.
Nesta quinta feira (16) estivemos participando da reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró.
A reunião acontece bimestralmente agrupando representantes da sociedade civil organizada, organizações governamentais e usuários da bacia do rio Apodi-Mossoró que compõem o comitê. Os conselheiros se reuniram no município de Upanema nessa manhã de quinta feira é em seguida realizaram uma visita técnica a barragem de Umari que fica localizada no próprio município.
📌Acesse nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/599022136850365/posts/2573604742725418/
Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agriculturas Familiares de São Fernando participando do Curso p iniciar a criação de abelhas em parceria c o Sindicato São João do Sabugi realizamos em 05 dias nos turnos Matino e Noturno c o instrutores Inácio da Emater e Nilson Apicultor de São João do Sabugi
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lajes Pintadas junto com a Emater local e a secretaria de Agricultura esteve presente nas comunidades Rurais levando informações aos trabalhadores rurais.