CLICK NA IMAGEM E CONHEÇA UM POUCO MAIS DA NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR

quinta-feira, 6 de junho de 2019

CONTAG continua articulação no Congresso em defesa da Previdência Rural

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) segue com agenda intensa no Congresso Nacional em defesa das pautas da categoria. O foco agora é a apresentação do relatório da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 06/2019 – reforma da Previdência.
Nesta quarta-feira (05), foram realizadas duas reuniões importantes, onde a CONTAG teve a oportunidade de apresentar as suas preocupações sobre a PEC 06/2019 e sobre o relatório do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) que será apresentado nos próximos dias. O presidente da CONTAG, Aristides Santos, reuniu-se com o líder da Maioria (bloco da situação), Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), e com a senadora Daniella Ribeiro (PP-PB). “O líder informou que está otimista com a possibilidade de o relator acatar as propostas apresentadas pela CONTAG de alteração à PEC 06/2019”, informou Aristides.
A outra reunião foi com a líder da Minoria (bloco da oposição), deputada Jandira Feghali, e com outros parlamentares, entre eles o deputado Vilson da Fetaemg (PSB-MG) e José Guimarães (PT-CE), por exemplo. “A oposição está solicitando mais prazo para a apresentação do relatório. Mas, não houve nenhum aceno ainda do relator. A CONTAG esteve presente nesta e em outras agendas para apresentar as preocupações do Sistema Confederativo CONTAG e para reafirmar a necessidade dessa reforma ser debatida amplamente porque a classe trabalhadora não pode ser prejudicada, especialmente os mais pobres”, destacou Aristides.


Desde ontem (04), o presidente da CONTAG vem acompanhando a delegação com vários vereadores da Paraíba no Congresso Nacional, que veio à capital federal dialogar com todos os(as) deputados(as) e senadores(as) do estado para tratar da reforma da Previdência. “Eles vieram para dialogar com os parlamentares e para acompanhar os debates sobre a reforma da Previdência no Congresso. Essa é uma importante iniciativa realizada por vereadores para defender os seus municípios, suas bases, o seu povo. Até porque, na hora do problema, as pessoas procuram primeiro o vereador e a vereadora”, reconheceu Aristides.


RENEGOCIAÇÃO DAS DÍVIDAS
Outro momento importante que a CONTAG está acompanhando nesta quarta-feira (05) no Congresso Nacional é a apreciação de vetos de várias matérias importantes. Entre eles, está a possibilidade de derrubada do veto 38 da MP 842/2018, a que tratou da renegociação de dívidas do Pronaf dos agricultores e agricultoras familiares. “Se o veto cair, as condições especiais para renegociação das dívidas também beneficiarão os agricultores e agricultoras das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Com o veto de Michel Temer no ano passado, apenas foram beneficiadas as regiões Norte e Nordeste”, explicou o presidente da CONTAG.
FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi