CLICK NA IMAGEM E CONHEÇA UM POUCO MAIS DA NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR

terça-feira, 17 de março de 2015

Coletivos da CONTAG

Iniciaram esta manhã os coletivos da CONTAG com a participação de dirigentes e assessores das federações dos nossos estados.  Os coletivos antecedem o conselho que se realiza no periodo de 18 a 20 

quinta-feira, 12 de março de 2015

Perfuração e instalação de poços é tema de reunião realizada no IGARN


Durante a manhã de hoje (4), o presidente da Fetarn, Manoel Cândido da Costa, o Secretário de Meio Ambiente da entidade, Naedson Aguiar e o assessor técnico, Joseraldo Medeiros do Vale, acompanhados dos dirigentes do sindicato de Mossoró, Francisco Gomes, e de Baraúna, José Saldanha, estiveram reunidos com o diretor geral do Instituto de Gestão das Águas, Josivan Cardoso e a assessoria técnica na sede do IGARN para concluir a discussão iniciada na terça-feira (3) na Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos sobre a instalação de poços perfurados e liberação das licenças para perfuração de novos equipamentos em assentamentos e associações com financiamento pelo Banco do Nordeste.
Uma nova reunião nos municípios de Baraúna e Mossoró deverá ser agendada e a equipe do IGARN se comprometeu a realizar visitas técnicas para orientar as associações e assentamentos sobre perfuração, instalação e utilização de poços coletivos.

FETARN entrega plano de ações para o o meio rural em audiência com o Governo do Estado

No início da tarde de hoje (10), o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Norte (Fetarn), Manoel Cândido da Costa, acompanhado de diretores e assessores da entidade, participou de um audiência com o governador, Robinson Faria, o diretor geral da Emater, César Oliveira e os secretários de Agricultura Pecuária e Pesca, Haroldo Abuana e de Reforma Agrária e Assuntos Fundiários, Raimundo Costa, para discutir políticas públicas voltadas para o meio rural.
Na oportunidade foi entregue ao governador o plano de ação para agricultura familiar do quadriênio 2015 – 2018, uma pauta ampla elaborada através de reuniões com os 164 sindicatos de trabalhadores rurais filiados à Fetarn.
 Entre os diversos pontos abordados no documento destaque para a criação de um plano de ações de convivência permanente com o semiárido; fortalecimento do Programa Garantia Safra; conclusão da infraestrutura da Central de Comercialização de Produtos e Serviços da Agricultura Familiar; recuperação e fortalecimento dos arranjos produtivos; acesso a tecnologias voltadas para o campo; conclusão das obras já aprovadas dentro do Programa Luz para Todos; ações pertinentes a reforma agrária e assuntos fundiários; segurança para o meio rural, investimento na política estadual de Educação no Campo,  apoio a previdência e assistência social; saúde do trabalhador rural e de sua família, proteção infanto-juvenil no campo, além de políticas voltadas para a juventude e mulheres trabalhadoras rurais.
Segundo o presidente da Fetarn, Manoel Cândido, é de fundamental importância a assistência técnica ao agricultor familiar para garantir uma melhor produção e sua permanência no meio rural. “Acreditamos na Emater e no atual governo para isso”, afirmou.
 O governador Robinson de Faria ratificou o compromisso em reestruturar a Central de Comercialização de Produtos e Serviços da Agricultura Familiar, entre outros pontos da pauta. “Dependemos de recursos e muitas vezes enfrentamos uma certa burocracia, mas farei o possível para atender as principais pleitos dos agricultores e trabalhadores rurais”, afirmou.
Na oportunidade, o presidente da Fetarn convidou o governador e os secretários para participar nos dias 25 e 26 de março da reunião do Conselho Estadual da entidade que contará com a presença de representantes de todos os sindicatos do Estado e onde será entregue a pauta do Grito da Terra Estadual, evento que será realizado no mês de maio, reunindo milhares de homens e mulheres do campo.

                                                                    Fonte> http://fetarn.blogspot.com.br/

quarta-feira, 11 de março de 2015

Pólo do Mato Grande se reúne em João Câmara


Sindicatos do Pólo do Mato Grande se reúnem com a FETARN para discutir a respeito do recadastramento dos rurais e das novas mudanças na legislação previdenciária.  A reunião foi realizada no município de João Câmara.




 

Recadastramento dos Rurais em Timbaúba dos Batistas

A FETARN através de sua assessoria, se reúne com a diretoria do STR de Timbaúba dos Batistas para discutir sobre o recadastramento dos sócios e sócias do STR. A ação esta prevista para iniciar no mes de Abril.




Recadastramento dos Rurais de Upanema

Em Assembléia Realizada neste dia 09/03 os sócios e sócias do STR  de Upanema, aprovaram o recadastramento.  
A ação faz parte da JORNADA SINDICAL da FETARN e tem como objetivo principal recadastrar todos os associados e associadas do STR e ao mesmo tempo fazer o seu cadastro na previdência social.




STR de Caico inicia o recadastramento dos seus sócios e sócias

Em dois dias de intensas reuniões nas comunidades rurais, FETARN e STR de Caicó dão inicio ao recadastramento dos sócios e sócias do STR; bem como ao Cadastro dos Segurados Especiais na Previdência Social.  As reuniões foram bastante participativas e trouxe muitas discussões à respeito dos direitos dos segurados especiais na Previdencia Social.
Parabéns à toda equipe do STR pelo empenho e dedicação.











segunda-feira, 9 de março de 2015

Termina com êxito a Jornada Temática em Natal/RN

FOTO: Arquivo CONTAG

Nessa quinta-feira (05), terminou a 3ª Jornada Temática de Organização da Produção e Meio Ambiente realizada pela CONTAG, em parceria com as Federações do Ceará, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Territorial/MDA.

O evento contou com a participação de dirigentes e assessores da CONTAG, das FETAGs, dos STTRs, de cooperativas, além de representantes da UNICAFES, EMBRAPA e da Delegacia do MDA no estado.

No último dia foram apresentados os resultados das discussões realizadas nos grupos de cada estado, que apontaram os maiores problemas, as potencialidades e possíveis soluções, para os avanços nas questões de organização da produção e do meio ambiente, dentre os quais destacam-se: deficiência na reforma agrária e na regularização fundiária, ineficiência da ATER, dificuldades para a comercialização e os sistemas de inspeção sanitária, dificuldades para implementação Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a não implementação de políticas adequadas à convivência com o Semiárido.

Também foram apontadas algumas demandas para a pauta do Grito da Terra Brasil 2015, relacionadas com o acesso ao crédito, educação do campo, segurança e habitação rural.

No encerramento houve uma avaliação positiva sobre a programação, os temas e conteúdos abordados, a metodologia e a infraestrutura disponibilizada para o evento, salientando-se o aspecto importante de democratização dos debates, com participação efetiva da plenária.


FONTE: Secretaria de Política Agrícola da CONTAG

quinta-feira, 5 de março de 2015

STR de Lagoa Danta - Realiza Assembléia de Base

A FETARN através dos diretores Naedson e Erivan e do Assessor Paulo José participou neste dia 25/02/15 no município de Lagoa Danta da Assembléia de Aprovação do Recadastramento dos Aposentados do INSS no sistema CONTAG.  Houve uma forte discussão à respeito da IN 77 da previdência social e suas mudanças.



 

FETARN participa de Assembléia no STR de Acarí

A FETARN através do seu assessor, Paulo José, participou nesta dia 21/02/15 de uma assembléia na sede do sindicato dos trabalhadores rurais de Acari para aprovação do recadastramento dos sócios e sócias aposentados.
Após a reunião houve distribuição de brindes com os participantes e um sorteio em prol da MARCHA DAS MARGARIDAS 2015.