Ontem no dia 10 de julho de 2014 no final da tarde, a Diretoria da FETARN – Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte convocou todos os candidatos ao cargo de Governador do Estado, oportunidade em que fez a entrega de um Plano de Desenvolvimento para a Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte. O evento aconteceu no Auditório Roma Praia do Monza Palace Hotel.
A FETARN realizou o evento com a participação de dirigentes sindicais, coordenadores de polos e autoridades, municipais estaduais e federais, além dos candidatos ao governo do estado, ao senado e candidatados a Deputados Estadual e Federal.
O Plano Estadual para a Agricultura Familiar do RN, elaborado pela equipe da FETAR contêm uma série de reivindicações históricas do Movimento Sindical do Estado, onde aborda questões relativas a convivência com o semiárido, promoção da Reforma Agrária no Estado e o fomento a interiorização do desenvolvimento socioeconômico e cultural.
Em termos reivindicativos o Plano de Ação para a Agricultura Familiar do Estado do RN traz 18 sugestões para a melhoria das condições de vida e trabalho no campo, como a recuperação de poços, barragens, cisternas e a operacionalização de um fundo de combate à seca. Todas as propostas constantes no documento, fazem parte de uma pauta permanente da categoria que ao longo desses anos não foram atendidas.
De acordo com o presidente da FETARN, Manoel Cândido da Costa, todas as questões apresentadas refletem o grande prejuízo e abandono constatados no campo. “Um dos grandes problemas enfrentados pela nossa classe trabalhadora rural, é sem sombra de dúvidas, a falta de um planejamento e de uma execução de ações permanentes, ou seja, muitas políticas são implementadas porem não tem continuidade, e isso, acaba sacrificando os povos que trabalham e residem no campo”.
Todos os candidatos assumiram o compromisso de incluir nos planos de governo as propostas elaboradas pela Federação. Estiveram presentes os Candidatos Robério Paulino – PSOL, Simone Dutra – PSTU, Araken – PSL, Robinson Faria – PSD e Henrique Alves – PMDB.Principais pleitos para o meio rural
Criação de um fundo estadual de convivência com o semiárido potiguar, e Criação de um comitê de acompanhamento permanente das ações da Seca;
Perfuração de dois mil poços tubulares distribuídos nas comunidades mais afetadas pela escassez de água;
Recuperação e construção de barragens, barramento, açudes, barreiros de grande, médio e pequeno porte;
Fortalecimento do Programa Garantia Safra;
Conclusão da infraestrutura da Central de Comercialização de Produtos e Serviços da Agricultura Familiar;
Recuperação e fortalecimento dos arranjos produtivos;
Acesso a tecnologias voltadas para o campo;
Conclusão das obras já aprovadas dentro do Programa Luz para Todos;
Ações pertinentes a reforma agrária e assuntos fundiários;
Operacionalização do Programa RN Sustentável;
Ações de segurança para o meio rural, investimento na política estadual de Educação no Campo;
Apoio a previdência e assistência social.
Diretores da FETARN, Dirigentes Sindicais, Coordenadores de Polos e Autoridades em Geral
Candidato a Governador Arakem e Roberto Ronconi Candidato a Senador recebem da FETARN o documento.
Candidato a Governador Henrique Alves recebe da Diretoria da FETARN Plano de Ação para Agricultura Familiar do RN
Candidato Robério Paulino Também recebe documento reivindicatório da FETARN
Candidato Robinson Faria e equipe recebe o documento das mãos do Presidente da FETARN
Candidata Simone Dutra recebe a proposta da FETARN
Por Gilberto Silva
Assessor FETARN