CLICK NA IMAGEM E CONHEÇA UM POUCO MAIS DA NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Posse da nova diretoria do STTR DE Ouro Branco

A FETARN através da sua diretoria e assessoria participou da posse da nova diretoria do STTR de Ouro Branco.
O evento teve a participação de representantes do poder publico municipal, instituições paceiras e os trabalhadores e trabalhadoras rurais do município.
A nova diretoria é encabeçada pela Sra Adriana que, em seu discurso, pretende, em parceria com as instituições e os demais diretores, fazer uma gestão ampla e transparente em defesa dos interesses dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais de Ouro Branco.






CONTAG é homenageada na Câmara dos Deputados por seus 50 anos

FOTO: César Ramos

Na manhã de hoje (24 de abril), foi realizada uma Sessão Solene no Plenário da Câmara dos Deputados para homenagear os 50 anos da CONTAG e sua história de lutas e conquistas em defesa dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais do Brasil.



A iniciativa partiu do deputado federal Elvino Bohn Gass (PT-RS) e contou com a presença de deputados e deputadas, toda a diretoria da CONTAG, dirigentes das 27 FETAGs e assessoria. Além de Bohn Gass, compuseram a mesa Alberto Broch (presidente da CONTAG), Alessandra da Costa Lunas (vice-presidente e secretária de Relações Internacionais da CONTAG), Elenice Anastácio (secretária de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da CONTAG), José Francisco (ex-presidente da CONTAG), Tatau Godinho (secretária de Avaliação de Políticas e Autonomia Econômica das Mulheres, representando Eleonora Menicucci, ministra de Políticas para as Mulheres) e Adhemar Almeida (secretário de Reordenamento Agrário, respresentando Pepe Vargas, ministro do Desenvolvimento Agrário).

Após a exibição do vídeo comemorativo “CONTAG - 50 Anos em Cenas”, Bohn Gass iniciou sua fala recordando momentos importantes da história da CONTAG. No final da década de 1960, por exemplo, “se fez a opção pelo enfrentamento e resistência ao poder econômico e político, lutando por reforma agrária, e acelerando a organização e a formação política sindical da base trabalhadora rural”, afirmou. De acordo com Bohn Gass, deste período veio a maturidade política da entidade, que hoje orgulha-se de ter participado ativamente dos mais importantes movimentos políticos, como campanhas pela anistia e eleições diretas.

Segundo o deputado, “a CONTAG sempre esteve na vanguarda da luta rural. O movimento sindical sempre atuou efetivamente contra o descumprimento das leis e acordos trabalhistas”. Ele destacou também a luta da entidade contra a prática do trabalho escravo e a importância das ações de massa (Grito da Terra Brasil, Marcha das Margaridas, Mobilização dos Assalariados(as) Rurais e o Festival da Juventude), que valorizam em sua organização a diversidade dos sujeitos políticos do campo. “Devemos agradecer muito à CONTAG por ter feito essas lutas e mobilizações no campo brasileiro, que há 50 anos vem carregando esta bandeira da esperança.” E desejou: “Vida longa à CONTAG!”

Representando a ministra Eleonora Menicucci, Tatau Godinho afirmou que a luta pela sustentabilidade deve ter em vista tanto o ambiente quanto as relações sociais entre as mulheres e os homens. Segundo ela, a luta das mulheres trabalhadoras “precisa e deve ser reconhecida pelo governo como um componente indispensável do desenvolvimento social”.

Adhemar Almeida, representando o ministro Pepe Vargas, destacou o Grito da Terra Brasil como um importante instrumento para o aprimoramento das políticas públicas para o campo brasileiro. Segundo ele, uma das grandes conquistas da CONTAG é que hoje a sociedade brasileira reconhece a contribuição que a agricultura familiar tem na produção de alimentos, na preservação do meio ambiente e na sustentabilidade do nosso planeta.



Alberto Broch agradeceu aos parlamentares presentes pela solenidade e prestou sua homenagem a todos os ex-presidentes da CONTAG, a todos os diretores que já passaram pela instituição e àqueles que lutaram pelo campo brasileiro e foram assassinados. “Quero registrar, neste momento, a luta da CONTAG nestes 50 anos por liberdade, justiça, trabalho digno e reconhecimento de milhões de homens e mulheres do campo brasileiro”, disse o presidente. Ele aproveitou a ocasião para reforçar a ideia de que o Congresso precisa aprovar leis que fortaleçam a agricultura familiar e promovam a reforma agrária.

De acordo com o presidente da CONTAG, além do reconhecimento das mulheres, do PRONAF e das políticas públicas e de desenvolvimento, o reconhecimento da categoria trabalhadora rural por parte do Estado brasileiro é uma das grandes conquistas da CONTAG nestes 50 anos de existência.

Deputados e deputadas presentes também falaram sobre a importante atuação de ex-presidentes da CONTAG, como José Francisco, Francisco Urbano e Manoel Santos, que estavam presentes na sessão solene, e Lindolpho Silva, primeiro presidente da CONTAG (já falecido). Margarida Alves e os milhares de trabalhadores e trabalhadoras rurais que morreram lutando pelo campo brasileiro também foram homenageados. O Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) foi citado como instrumento de realização da reforma agrária e afirmação da soberania alimentar; a agricultura familiar, por sua vez, foi citada como peça fundamental para o futuro da produção alimentar.





FONTE: Imprensa CONTAG - Julia Grassetti. Fotos: César Ramos.

Nos 40 anos do SINDICATO DE FELIPE GUERRA o homenageado é o trabalhador Rural



O dia 29 de Abril foi um dia marcante para o SINDICATO que está comemorando 40 anos. Em tempos tristes e em sua maioria felizes o Sindicato trilha, a cada dia, mais um pouco do seu caminho e sonhos para chegar aos trabalhadores(as)Rurais e conseguir sempre mais benefícios a categoria.

Tendo esta verdade na sua história, o homenageado de hoje não poderia ser outro, por este motivo quem completa os 40 anos é o SINDICATO, mas quem será sempre a estrela do sindicato é o trabalhador(a) Rural. 

Parabéns STTR de Felipe Guerra/Rn

domingo, 28 de abril de 2013

FETARN em reunião no município de Poço Branco

A FETARN através do diretor José Edson e o Assessor Paulo José participou neste dia 26 de uma reunião com os diretores e sócios do STTR para discutir as ações do MSTTR no município e na região do Mato Grande; bem como planejar a jornada sindical com enfase no cadastro dos segurados especiais na previdência social.  O Sindicato aproveitou a oportunidade para parabenizar o seu advogado o Dr. Eliedson William pelo seu aniversário.



Jornada Sindical em poço Branco


A FETARN através do assessor Paulo José esteve em reunião com a diretoria do STTR de Poço Branco com o objetivo de sensibiliza-los para a Jornada Sindical naquele município.
Para os diretores e assessores a atividade é de estrema importância para o sindicato e vem em hora oportuna para garantir os direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais junto a previdência social e demais benefícios conquistados. 

sábado, 27 de abril de 2013

Ministro agenda reuniões para debater reivindicações do Grito da Terra



O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, participou, na sexta-feira (26) da cerimônia de posse da nova diretoria da Confederação Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura (Contag). Durante seu discurso, o ministro parabenizou a confederação por seus 50 anos, completos em 2013, e reafirmou o compromisso do Governo Federal com os trabalhadores rurais.
“A nossa presença aqui é um reconhecimento, não só dos 50 anos da história da Contag, não só à diretoria, mas um reconhecimento da importância dos movimentos sociais para que possamos construir mais avanços na agricultura familiar”, salientou o ministro.
Antes da solenidade, o presidente reeleito da Contag, Alberto Broch, entregou ao ministro a pauta de reivindicações do Grito da Terra Brasil (GTB), manifestação anual do movimento social. Pepe Vargas recebeu o documento e agendou reuniões para a próxima semana, para tratar do tema. O objetivo é trabalhar nas reivindicações o mais rápido possível. “Quero, já na segunda-feira (29), marcar um encontro para começarmos a dialogar sobre a pauta agrária, que dá um pouco mais de trabalho. Mais para o fim da semana, tocamos os outros assuntos”, disse o ministro.
Pepe ressaltou que os debates sobre a pauta devem ocorrer antes do lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2013/2014, que será apresentado no fim de maio. “Nós queremos ter alguns marcos importantes no Plano Safra deste ano. A Agência de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) é um deles. As medidas de combate aos efeitos da seca são outros, e o tema agrário também. Vamos trabalhar nessa pauta com rapidez e competência”, assegurou.
Nova diretoria
A nova diretoria da Contag é composta por 38 lideranças rurais e foi eleita em oito de março deste ano, durante o 11º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. Alberto Broch foi reeleito e possui mandato até 2017.
Além de Pepe Vargas, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) foi representado por todo o seu secretariado e pelo presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Carlos Guedes.

terça-feira, 23 de abril de 2013

STTR DE ACARÍ CUMPRE AGENDA DE ATIVIDADES NAS COMUNIDADES RURAIS


Estas são as fotos da comunidade Barra do rio Carnaúba, que também passamos ontem dia 17/04/2013, passamos no Assentamento Boa Sorte e logo depois fomos pra essa comunidade, onde também tivemos a presença do nosso parceiro Ari Secretário de Agricultura do nosso município. Nessa comunidade as pessoas também debateram muito sobre a situação que se encontra a mesma por causa da estiagem, falaram também das dificuldades que tem em comprar o milho da Conab, e nós que fazemos os Sindicato dos Trabalhadores Rurais já estamos trabalhando também nos cadastros da compra desse milho sabemos que as dificuldades são enormes em conseguir comprar mais vamos fazer de tudo pra que os Trabalhadores Rurais não se prejudique.Queremos aqui agradecer a todos os Agricultores e também ao nosso secretário de agricultura que sempre que pode nos acompanha nessas reuniões.




segunda-feira, 22 de abril de 2013

Dia 30 de abril termina prazo para o pagamento da contribuição sindical


A contribuição sindical foi regulamentada através do Decreto Lei 1.166/1971. E abril é o mês desse recolhimento. Por isso, a CONTAG vem lembrar a todas as empresas que o prazo para o pagamento se encerra no dia 30 de abril. Segundo o Decreto Lei, a contribuição sindical é obrigatória. Cada trabalhador e trabalhadora tem, anualmente, um dia de trabalho descontado do seu salário.

As empresas podem se cadastrar e encontrar a guia de recolhimento no site da CONTAG, no link www.contag.org.br/arrecadacao/guias.php. Em caso de dúvida, o contato pode ser feito através do email sindical@contag.org.br.

A CONTAG alerta para que os sindicatos fiquem atentos à arrecadação feita no seu município. Pois há casos em que a empresa faz a retenção e se apropria desse dinheiro, não recolhendo para o sistema CONTAG. Isso é crime! Se uma empresa não fizer o repasse, os sindicatos devem denunciar o caso ao Ministério Público ou à CONTAG.

Além dos assalariados e assalariadas rurais, os agricultores(as) familiares também devem fazer o pagamento da contribuição sindical, mas a forma de recolhimento é diferenciada. Os produtores e produtoras rurais pagam a taxa logo após as colheitas. Cada estado tem datas e valores diferentes para o recolhimento.

FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi

FETARN REALIZA ENCONTROS DA TERCEIRA IDADE NOS PÓLOS REGIONAIS

A FETARN, através da Secretaria da Terceira Idade, em parceria com os STTR´s e CONTAG finalizou uma rodada de atividades nos pólos regionais do Trairí, Médio Oeste e Canavieiro para a terceira idade rural.  Foram mais de 850 participantes que se descolocaram dos seus municipios e comunidades rurais para ouvir as mais diversas palestras feitas pela Secretaria da Terceira Idade da CONTAG, que em especial tratou sobre os empréstimos consignados e o estatuto do idoso.
O evento também contou com o apoio das Secretarias de Saúde Locais que instalaram postos de assistência médica para atender os participantes.
No último dia houve uma apresentação do grupo de idoso do município de Goianinha e um animado forró para animar os participantes.