CLICK NA IMAGEM E CONHEÇA UM POUCO MAIS DA NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR

sexta-feira, 25 de julho de 2014

FETARN SAI NA FRENTE CONVOCA TODOS OS CANDIDATOS AO GOVERNO DO ESTADO E ENTREGA PLANO ESTADUAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR DO RIO GRANDE DO NORTE 2015-2018.

Ontem no dia 10 de julho de 2014 no final da tarde, a Diretoria da FETARN – Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte convocou todos os candidatos ao cargo de Governador do Estado, oportunidade em que fez a entrega de um Plano de Desenvolvimento para a Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte. O evento aconteceu no Auditório Roma Praia do Monza Palace Hotel.

A FETARN realizou o evento com a participação de dirigentes sindicais, coordenadores de polos e autoridades, municipais estaduais e federais, além dos candidatos ao governo do estado, ao senado e candidatados a Deputados Estadual e Federal.
O Plano Estadual para a Agricultura Familiar do RN, elaborado pela equipe da FETAR contêm uma série de reivindicações históricas do Movimento Sindical do Estado, onde aborda questões relativas a convivência com o semiárido, promoção da Reforma Agrária no Estado e o fomento a interiorização do desenvolvimento socioeconômico e cultural.

Em termos reivindicativos o Plano de Ação para a Agricultura Familiar do Estado do RN traz 18 sugestões para a melhoria das condições de vida e trabalho no campo, como a recuperação de poços, barragens, cisternas e a operacionalização de um fundo de combate à seca. Todas as propostas constantes no documento, fazem parte de uma pauta permanente da categoria que ao longo desses anos não foram atendidas.
De acordo com o presidente da FETARN, Manoel Cândido da Costa, todas as questões apresentadas refletem o grande prejuízo e abandono constatados no campo. “Um dos grandes problemas enfrentados pela nossa classe trabalhadora rural, é sem sombra de dúvidas, a falta de um planejamento e de uma execução de ações permanentes, ou seja, muitas políticas são implementadas porem não tem continuidade, e isso, acaba sacrificando os povos que trabalham e residem no campo”.

Todos os candidatos assumiram o compromisso de incluir nos planos de governo as propostas elaboradas pela Federação. Estiveram presentes os Candidatos Robério Paulino – PSOL, Simone Dutra – PSTU, Araken – PSL, Robinson Faria – PSD e Henrique Alves – PMDB.Principais pleitos para o meio rural

Criação de um fundo estadual de convivência com o semiárido potiguar, e Criação de um comitê de acompanhamento permanente das ações da Seca;

Perfuração de dois mil poços tubulares distribuídos nas comunidades mais afetadas pela escassez de água;

Recuperação e construção de barragens, barramento, açudes, barreiros de grande, médio e pequeno porte;

Fortalecimento do Programa Garantia Safra;

Conclusão da infraestrutura da Central de Comercialização de Produtos e Serviços da Agricultura Familiar;

Recuperação e fortalecimento dos arranjos produtivos;

Acesso a tecnologias voltadas para o campo;

Conclusão das obras já aprovadas dentro do Programa Luz para Todos;

Ações pertinentes a reforma agrária e assuntos fundiários;

Operacionalização do Programa RN Sustentável;

Ações de segurança para o meio rural, investimento na política estadual de Educação no Campo;

Apoio a previdência e assistência social.


Diretores da FETARN, Dirigentes Sindicais, Coordenadores de Polos e Autoridades em Geral


Candidato a Governador Arakem e Roberto Ronconi Candidato a Senador recebem da FETARN o documento.


Candidato a Governador Henrique Alves recebe da Diretoria da FETARN Plano de Ação para Agricultura Familiar do RN


Candidato Robério Paulino Também recebe documento reivindicatório da FETARN


Candidato Robinson Faria e equipe recebe o documento das mãos do Presidente da FETARN


Candidata Simone Dutra recebe a proposta da FETARN

Por Gilberto Silva
Assessor FETARN