CLICK NA IMAGEM E CONHEÇA UM POUCO MAIS DA NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Dilma e ministro Pepe Vargas entregam máquinas a 149 municípios do Rio Grande do Norte

Dilma e ministro Pepe Vargas entregam máquinas a 149 municípios do Rio Grande do Norte

Foto: Rômulo Serpa/ MDA

Prefeitos de 149 municípios do Rio Grande do Norte receberam esta tarde, em Natal, das mãos da presidenta da República, Dilma Rousseff, e do ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, as chaves de 171 máquinas da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Foram entregues 101 retroescavadeiras e 70 motoniveladoras, para as prefeituras beneficiadas.
A iniciativa integra o conjunto de ações planejadas pelo Governo Federal para combater os efeitos da estiagem e melhorar as condições de convivência com o Semiárido. Com esta doação, 89,25% dos municípios potiguares passam a contar com máquinas retroescavadeiras e motoniveladoras. Isso representa 79,40% da população rural do estado.
A presidenta Dilma enfatizou a importância do trabalho em conjunto que o governo federal está realizando nos últimos anos. "O governo federal entra com mais de R$ 300 milhões e o governo do Rio Grande do Norte executa a obra”, afirmou. “Estamos realizando obras que melhoram a infraestrutura do estado. Paralelamente às ações estruturantes, é essencial que medidas emergenciais sejam realizadas para diminuir os efeitos da seca”, completou Dilma.
As máquinas vão ser utilizadas na conservação contínua das estradas vicinais e na construção de reservatórios de água. “Nós, hoje, estamos aqui entregando equipamentos que certamente vão ajudar os municípios deste estado a superarem as dificuldades. Estes equipamentos vão permitir que as prefeituras tenham melhores condições para o enfrentamento da seca. Queremos que os municípios atendam melhor o meio rural e essas máquinas vão auxiliar nisto”, destacou o ministro Pepe Vargas.
Condições 
Dilma observou a importância de dar para o Nordeste as mesmas condições que existem nas regiões Sul e Sudeste para que ocorra um surto de desenvolvimento no País. "O Brasil não crescerá se o Nordeste não continuar crescendo acima de outras regiões, porque o Nordeste precisa tirar o atraso. Quero dar continuidade à construção de um Rio Grande do Norte grande, que esteja à altura deste novo Nordeste que o Brasil precisa", afirmou.
Para a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, a ação é mais um exemplo de que o País tem feito mais pelo seu povo. “Estamos mostrando que tudo isso é possível quando estamos unidos”, concluiu.
O presidente da Federação dos Municípios do estado, Luiz Leocádio de Araújo, ressaltou que não só esta ação, mas outras desempenhadas pelo ministério, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), têm funcionado de forma positiva na região. Luiz destacou, ainda, a importância da integração do governo federal com as prefeituras. “É por meio das nossas prefeituras que vemos o País crescer e melhorar suas estruturas”, disse. 
Semiárido Além das retroescavadeiras e motoniveladoras, cada um dos 1.440 municípios do Semiárido receberá, ainda, um caminhão-caçamba, pá carregadeira e caminhão-pipa. Esse conjunto de equipamentos também foi anunciado pela presidenta Dilma Rousseff no início do ano.