CLICK NA IMAGEM E CONHEÇA UM POUCO MAIS DA NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR

quarta-feira, 6 de maio de 2020

DIA NACIONAL DA CAATINGA

28/04/2020


CAATINGA: UMA HISTÓRIA DE RESISTÊNCIA!

 FOTO: Cícero Lajes

"Mandacaru quando fulora na seca é o sinal que a chuva chega no sertão..." Ao longo da história, versos e cantorias como o “Xote das Meninas” de Luiz Gonzaga e José de Souza Dantas Filho têm expressado detalhes do bioma Caatinga que no tupi-guarani significa mata branca, uma referência à cor dos troncos das plantas que perdem sua folhagem nos períodos mais secos. Uma homenagem também lembrada neste 28 de abril, data em que é celebrado o Dia Nacional da Caatinga.

Com uma área de 734.478 km2, ocupando os estados da Paraíba, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia (região Nordeste do Brasil) e parte do Sudeste do país, a Caatinga possui uma predominância de clima seco, poucas chuvas e solo pedregoso.

Apesar do clima árido, a Caatinga tem uma diversidade de 930 espécies vegetais, sendo cerca de 318 endêmicas, ou seja, que são próprias deste tipo de bioma e não existem em outras regiões do mundo. Sua fauna é composta por várias espécies de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e muitos tipos de peixes. Dentre elas estão o veado-catingueiro, o preá, o gambá, a cutia, o tatupeba, a ararinha-azul, a asa branca, o sagui-de-tufos-brancos, dentre outras.


Também convivendo com as chuvas irregulares e os longos períodos de estiagem do bioma da Caatinga está a população rural, que além de preservar e fazer o uso sustentável dos recursos naturais existentes, responde pela metade da produção de alimentos saudáveis e variados que abastecem o mercado interno do Brasil.


(Foto: Adré Dib)

São agricultores(as) familiares, sertanejos(as) que para continuar alimentando o Brasil, seguem organizados(as) através de Sindicatos, Federações e da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), na resistência e luta social por políticas públicas e programas de convivência com o bioma da Caatinga.



Nas pautas de reivindicações estão o acesso à água para o consumo próprio e para a produção; a reforma agrária e a estruturação dos assentamentos já existentes; políticas públicas e créditos destinados às famílias rurais; a continuidade do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR); saneamento básico, sobretudo nos munícios menores e no meio rural; entre outros pontos.


(Foto: César Ramos)

Nesse sentido, a CONTAG reforça a luta pela a aprovação do PLS 222/2016, que cria a Política de Desenvolvimento Sustentável da Caatinga, com vistas à preservação do meio ambiente, erradicação da pobreza e à redução das desigualdades sociais no bioma; Reivindica através do Plano Safra 2020/2021 recursos para assistência e extensão rural, para a produção da agricultura familiar (Pronaf Crédito) e para programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA); E contribui com proposições no âmbito dos debates do Consórcio Nordeste - (Consórcio realizado pelos governos dos 9 estados que compõem a região Nordeste com a finalidade de realizar editais de compra em bloco de produtos e serviços, como saúde, educação e segurança pública).

Outras importantes inciativas articuladas pelo Sistema CONTAG são projetos realizados pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA),onde são destinados recursos para a produção agroecológica e orgânica, contemplando a juventude, as mulheres, as comunidades quilombolas e as comunidades tradicionais no meio rural da Caatinga. Em defesa da Caatinga, a Confederação também denuncia os impactos da expansão do agronegócio que atingem o bioma na região do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).



“A luta da CONTAG, Federações e Sindicatos filiados tem garantido importantes conquistas para que os agricultores e agricultoras familiares da Caatinga continuem convivendo, preservando e alimentando o Brasil. Parabéns ao bioma e aos agricultores(as) familiares da Caatinga pela a história de resistência que muito nos ensina!”, Rosmarí Malheiros, secretária de Meio Ambiente da CONTAG.

"Espero a chuva cair de novo. Pra mim voltar pro meu sertão". (Luiz Gonzaga)

FONTE: Comunicação CONTAG- Barack Fernandes