CLICK NA IMAGEM E CONHEÇA UM POUCO MAIS DA NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Caravanas de todo o País chegam à Brasília para debater a educação popular como estratégia de resistência e transformação

    FOTO: Comunicação 5º ENAFOR

Quase 1.000 educadores e educadoras populares, dirigentes e assessores sindicais, lideranças de base, agricultores e agricultoras familiares, estudantes e professores já estão em Brasília, acampados, para participar do maior encontro de formação política do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). O 5º Encontro Nacional de Formação da CONTAG (5º ENAFOR) começará hoje (21) e vai até a próxima sexta-feira (25), no Centro Comunitário da Universidade de Brasília (UnB), onde acontecerão os debates, oficinas, troca de experiências e outros momentos de resistência e transformação.

Um dos símbolos dessa resistência é o acampamento instalado no local, denominado “Acampamento 5º ENAFOR – Lula Livre”, onde todos(as) os(as) participantes ficarão até o final de semana.

A abertura política será às 14 horas, com a presença da Diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) e demais convidados e convidadas. Já a Conferência inicial será às 16 horas, com o tema “Democracia e o Golpe de 2016 – implicações para os movimentos sociais e para a classe trabalhadora”. Os conferencistas são os professores Luiz Felipe Miguel (UnB) e Olgamir Amância (DEX/UnB).

Além de debates politizados, frente ao cenário que vivemos no País de desmonte dos direitos e das políticas públicas conquistadas a partir de muita luta da classe trabalhadora, com ataques à democracia, aos direitos, entre outros desrespeitos implementados pelo governo ilegítimo que se instalou no Brasil, que insiste em uma agenda neoliberal, o 5º ENAFOR também traz como proposta valorizar os saberes e sabores da população rural, a produção de alimentos saudáveis e de artesanatos característicos dos povos do campo, florestas e águas. A partir de amanhã (22), às 7h, será instalada a “Feira Saberes e Sabores” com grande variedade de produtos. Todas as atividades e a feira ocorrerão na UnB, no Centro Comunitário.

Também foi montada a exposição sobre os caminhos do ENAFOR, dos processos formativos, a trajetória das mulheres trabalhadoras rurais e da juventude rural e materiais históricos da CONTAG.

Para baixar o folder com programação, baixe AQUI.
Para ver o vídeo de expectativas, clique AQUI.

FONTE: Comunicação do 5º ENAFOR