CLICK NA IMAGEM E CONHEÇA UM POUCO MAIS DA NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR

domingo, 31 de janeiro de 2016

Presidente da CONTAG defende mais investimentos na Agricultura Familiar em reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

FOTO: Ruth Helena de Souza

Em um importante momento de fortalecimento do diálogo entre a sociedade civil e o governo federal, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social reuniu-se ontem (28) em Brasília. Formado por 92 integrantes - entre dirigentes sindicais, empresários e representantes de diversas áreas sociais e econômicas - o Conselho foi criado em maio de 2003 com o objetivo de “assessorar o Presidente da República na formulação de políticas e diretrizes específicas, e apreciar propostas de políticas públicas, de reformas estruturais e de desenvolvimento econômico e social que lhe sejam submetidas pelo Presidente da República, com vistas na articulação das relações de governo com representantes da sociedade", de acordo com o site oficial da instituição.
 
A reunião realizada ontem é a primeira desde julho de 2014 e indica a retomada da interlocução entre a presidente da República, Dilma Rousseff, e a sociedade civil depois de um ano de muita turbulência nas áreas política e econômica. O presidente da CONTAG, Alberto Broch foi um dos oito conselheiros apontados para fazer pronunciamento  nesta reunião. Ele foi firme ao indicar que ainda há muito a ser feito para que os direitos da população do campo, da floresta e das águas sejam efetivamente garantidos.
 
“Não podemos admitir retrocesso na nossa trajetória de desenvolvimento. É preciso superar esta crise urgentemente num esforço conjunto do Estado com a sociedade brasileira. O Brasil com seu povo unido é muito maior que do que a crise presente. Podemos superá-la com vontade e capacidade política para construir um novo Pacto de Governabilidade, envolvendo os poderes de Estado, sobretudo, do Governo e do Parlamento com os diversos setores da sociedade brasileira”, afirmou Alberto Broch.
 
Para o presidente da CONTAG, é preciso avançar no fortalecimento do nosso sistema produtivo, dar condições para que as famílias que lá estão consigam investir, produzir e prosperar no campo brasileiro. 
 
A crise política e econômica afeta e compromete as limitadas políticas públicas para o campo e ameaçam o presente e o futuro das famílias que lá estão. “Reconhecemos e valorizamos o esforço dos governos do presidente Lula e da presidenta Dilma na construção de políticas públicas diferenciadas. Porém é preciso afirmar que elas não foram ajustadas e nem ampliadas para atender as demandas atuais. Por isso, elas são insuficientes e atendem a apenas um terço do universo dos agricultores familiares que demandam por políticas do Estado”, declarou.
 
Broch salientou que os recursos para a pesquisa e a geração de tecnologias para a agricultura familiar é insignificante e o que é destinado para a assistência técnica que não consegue atender a 10% do universo dos agricultores. Os juros altos estão inibindo a tomada de crédito de custeio, investimento, resultando na redução da área de plantio. E os recursos para comercialização da produção por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) não atendem à 5% dos(as) agricultores(as) familiares. 
 
“Ou seja, temos instrumentos e políticas, porém estão limitados e comprometem o potencial que a agricultura familiar tem de aumentar a produção e a oferta de alimentos para o país. Se este quadro persistir, a consequência será a redução da produção e da oferta de alimento, cujo preço será sentido no bolso dos brasileiros com o aumento da inflação. É preciso que o Governo mude urgentemente este quadro. É preciso ajustar e ampliar o alcance das políticas públicas existentes”, reforçou o presidente da CONTAG.
 
De acordo com o ministro da Casa Civil, Jacques Wagner, a próxima reunião do Conselho será realizada em abril. O ministro afirmou que existe a previsão de que sejam realizadas quatro reuniões em 2016. Se pronunciaram ainda a presidente Dilma Rousseff, o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco e os ministros da Agricultura, Kátia Abreu, da Fazenda, Nelson Barbosa, e do Desenvolvimento, Armando Monteiro, além do ministro do Planejamento, Valdir Simão, e o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini e outros sete conselheiros.
 
Conheça abaixo quem são integrantes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social:
 
Abilio dos Santos Diniz
Adilson Gonçalves de Araújo
Alberto Ercilio Broch
Alexandre José da Conceição
Ana Beatriz Moser
Antonio Fernandes dos Santos Neto
Antonio Ricardo Alvarez Alban
Arildo Mota Lopes
Ariovaldo Santana da Rocha
Benjamin Steinbruch
Camila Cristina Lanes da Silva
Carina Vitral Costa
Carlos Buch Pastoriza
Carlos Jose Fadigas de Souza Filho
Carmen Helena Ferreira Foro
Cláudia Muinhos Ricaldoni
Claudia Sender Ramirez
Cledorvino Belini
Clemente Ganz Lucio
Creuza Maria Oliveira
Décio da Silva
Edson de Godoy Bueno
Eduardo Fagnani
Eleuza de Cássia Bufelli Macari
Eliel Benites
Elizabeth Maria Barbosa de Carvalhaes
Ennio Candotti
Eraí Maggi Scheffer
Fábio José Silva Coelho
Fernando Gomes De Morais
Bispo Flávio Augusto Borges Irala
Frederico Pinheiro Fleury Curado
Guilherme Afif Domingos
Guilherme de Jesus Paulus
Heitor José Müller
Helena Bonciani Nader
Humberto Eustáquio César Mota
João Bosco De Oliveira Borba
João Carlos di Gênio
João Martins da Silva Junior
Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães
Joesley Mendonça Batista
Jorge Gerdau Johannpeter
Jorge Luiz Numa Abrahão
Jorge Marques de Toledo Camargo
Jorge Nazareno Rodrigues
Jorge Paulo Lemann
José Antonio Moroni
José Calixto Ramos
José Carlos Rodrigues Martins
José Antonio Guaraldi Félix
José Maria Ferreira Rangel
José Roberto Ermirio de Moraes
Josué Christiano Gomes da Silva
Juvandia Moreira Leite
Luiz Carlos Trabuco Cappi
Luiz Moan Yabiku Junior
Luís Roberto Pogetti
Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues
Márcio Lopes de Freitas
Marco Antonio Silva Stefanini
Marcos Rochinski
Marcus Vinicius Furtado Coelho
Maria Izabel Azevedo Noronha
Maria Lucia Cavalli Neder
Miguel Angelo Laporta Nicolelis
Miguel Eduardo Torres
Murilo Pinto de Oliveira Ferreira
Nair Maria de Jesus Goulart
Paulo Sérgio de Moraes Sarmento Pinheiro
Pedro Luiz Barreiros Passos
Pedro Wongtschowski
Rafael Marques da Silva Junior
Reginaldo Braga Arcuri
Renato Alves Vale
Ricardo Alberto Bielschowsky
Ricardo Patah
Roberto Egydio Setubal
Roberto Rodrigues
Robson Braga de Andrade
Rogério Cezar de Cerqueira Leite
Rosangela Piovizani Cordeiro
Rubens Ometto Silveira Mello
Sérgio Haddad
Sergio Paulo Gomes Gallindo
Synésio Batista da Costa
Tania Bacelar de Araujo
Vagner Freitas de Moraes
Viviane Senna Lalli
Wagner Maniçoba de Moura
Warley Martins Gonçalles
Wilson Pinto Ferreira Junior
 
 
 
FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto