CLICK NA IMAGEM E CONHEÇA UM POUCO MAIS DA NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR

sábado, 12 de setembro de 2015

CONTAG debate sobre a inclusão do meio rural no acesso para 699 Rádios Comunitárias do PNO



As rádios comunitárias têm o objetivo de aumentar a proximidade com o ouvinte. Elas são fundamentais na garantia do resgate da vida real das pessoas das mais diversas comunidades, aonde muitas vezes não chegam outras ondas de emissoras.

Outro aspecto das Rádios Comunitárias é o fato de não trabalharem voltadas para interesses comerciais, pois não têm fins lucrativos, mas sim de promover a cidadania e os direitos de todas e todos se expressarem sobre o que pensam e querem para o lugar aonde vivem. Ao romperem como a perspectiva das rádios comerciais, as Rádios Comunitárias dão vez e aos fatos e acontecimentos locais, com abordagem de temas relevantes e com foco no interesse local.
Torna-se assim um espaço de comunicação que oportuniza a expressão da cultura e dos anseios das comunidades que se organizam no entorno. A simples presença de uma rádio local com vozes locais, por mais diferente que seja sua forma de atuação, por não reproduzem a lógica de emissoras privadas se constituem de fato como expressão das comunidades por elas atendidas.

Nessa perspectiva de fortalecer ainda mais as Rádios Comunitárias, sobretudo para o meio rural, a CONTAG, representada pelo assessor de Comunicação da Confederação, Barack Fernandes, esteve participando de uma reunião com representantes da Secretaria Nacional de Articulação Social, Secretaria-Geral da Presidência da República, junto a vários integrantes de Movimentos Sociais do campo para debaterem sobre a participação do meio rural no acesso às rádios comunitárias em 699 municípios já previstos no Plano Nacional de Outorga que deverá ser lançado ainda em setembro pelo Governo Federal.

A lista dos municípios pode ser conferida no LINK: http://migre.me/ruHDr

Saiba mais!

Com potência limitada a 25 watts em ondas sonoras FM, as rádios comunitárias foram criadas para proporcionar informação, cultura, entretenimento e lazer nas comunidades. É regulamentada pela lei 9.612 de 1998. Trata-se de uma pequena estação de rádio, que dará condições à comunidade de ter um canal de comunicação inteiramente dedicado a ela, abrindo oportunidade para divulgação de suas ideias, manifestações culturais, tradições e hábitos sociais.

FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG- Barack Fernandes