CLICK NA IMAGEM E CONHEÇA UM POUCO MAIS DA NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Carta de apoio à Marcha das Margaridas

 
Os movimentos sociais que compõem a organização do encontro unitário dos povos do campo, das águas e das florestas, manifestam seu apoio e compromisso com a realização da marcha das margaridas.

Somamos-nos às organizações que convocam a Marcha dasMmargaridas, porque nos identificamos com a luta das mulheres por desenvolvimento sustentável com democracia, justiça, autonomia, igualdade e liberdade, lema da marcha. Compreendemos que é fundamental ampliar a unidade das trabalhadoras e trabalhadores na luta geral por garantia de direitos e para tornar realidade a pauta defendida pela marcha das margaridas.

Participamos da marcha das margaridas para ampliar as vozes pelo reconhecimento das mulheres trabalhadoras do campo, da floresta e das águas e pelo fortalecimento de suas lutas por políticas públicas e recursos que permitam vencer a pobreza, a desigualdade, a opressão e a violência, com respeito às tradições, culturas e saberes, à proteção da sociobiodiversidade, ao patrimônio genético e aos bens comuns.

Somamos-nos à luta para que o desenvolvimento seja centrado na sustentabilidade da vida, na defesa da terra e da água como bens comuns, na realização da reforma agrária, soberania alimentar e produção agroecológica. É preciso ampliar a participação, a formação política e o acesso aos bens materiais e simbólicos e, também, assegurar a concretização de políticas públicas construídas com respeito às diversas identidades, que ajudem na desconstrução de padrões patriarcais e sexistas, enfrentem as desigualdades e respeitem as diversidades regionais e dos biomas brasileiros.
Participaremos da marcha das margaridas, também para juntar as nossas vozes àquelas que repudiam a atual ofensiva das forças conservadores, que proliferam o ódio e a intolerância e atacam a democracia pela qual tanto lutamos. Reafirmamos que não aceitaremos nenhuma forma de golpe, e que queremos um brasil soberano e democrático e uma vida livre de violência, com autonomia, igualdade e liberdade para as mulheres.
Afirmamos que não aceitamos orientações na política econômica em favor do capital e que não pagaremos pelos custos do ajuste fiscal. Exigimos que o estado não seja defensor de privilégios e sim, portador do interesse geral dos povos, promovendo liberdades, garantindo direitos para todas e todos e ampliando os espaços de participação e de controle das políticas, fortalecendo a democracia.
Por isso, conclamos às companheiras e aos companheiros organizados em nossos movimentos sociais, para participarem ativamente da 5ª marcha das margaridas, que acontecerá em brasília nos dias 11 e 12 de agosto de 2015, fortalecendo a luta por um brasil democrático, laico, justo, soberano e igualitário.

Somos todas e todos margaridas e
Seguiremos em marcha até que todas sejamos livres!

Anp- articulação nacional das pescadoras
Cimi – conselho indigenista missionário
Conaq – coordenação nacional das comunidades quilombolas
Cpt – comissão pastoral da terra
Mab – movimento de atingidos por barragens
Mam – movimento dos atingidos pela mineração
Mcp – movimento camponês popular
Mmc – movimento de mulheres camponesas
Mpa – movimento dos pequenos agricultores
Mpp- movimentos dos pescadores e pescadoras artesanais do brasil
Mst – movimento sem terra
PRJ- pastoral da juventude rural

FONTE: Encontro Unitários dos Trabalhadores, Trabalhadoras e Povos do Campo, das Águas e das Florestas