CLICK NA IMAGEM E CONHEÇA UM POUCO MAIS DA NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Debates e reflexões marcam Coletivos da CONTAG


FOTO: César Ramos

Representantes das Federações de todo o país reúnem de hoje (27) até quarta-feira (29) na sede da CONTAG, em Brasília-DF, para a realização dos Coletivos de Política Agrícola e Meio Ambiente, Juventude Rural, Assalariados (as) Rurais, Finanças e Administração, Formação e Organização Sindical e Mulheres Trabalhadoras Rurais.

Ainda na abertura o presidente da CONTAG, Alberto Broch, destacou que essa será uma intensa semana de luta e discussão, pois a partir de quarta-feira (29) a tarde começará o Conselho Deliberativo da CONTAG. “Vamos continuar nosso trabalho duro, pois muita gente espera muito de nós. Representamos os interesses de milhões de agricultores e agricultoras familiares em todo o país. Vamos seguir unidos (as) para fortalecer ainda mais nossa representatividade diante da nossa base de atuação”, declarou, em tom firme, o presidente da CONTAG, Alberto Broch.

Coletivos de Política Agrícola e de Meio Ambiente


Os Coletivos de Política Agrícola e de Meio Ambiente acontecem conjuntamente e reúne cerca de 60 dirigentes. O secretário de Política Agrícola da CONTAG, David Wylkerson, destaca o Cooperativismo e a Agroindustrialização pela Agricultura Familiar, tema de uma mesa que será realizada na quarta-feira, como um dos principais assuntos a ser discutido no Coletivo. “O objetivo maior é organizar os agricultores (as) familiares para o cooperativismo para melhorar e consolidar a renda e a organização da produção”, afirma o secretário. No que diz respeito ao Meio Ambiente, os principais temas abordados serão as consequências da mudança climática na agricultura e também a publicação de Edita para o Cadastro Ambiental Rural entre a Caixa Econômica e o Ministério do Meio Ambiente.

Formação e Organização Sindical



No Coletivo de Organização e Formação Sindical, está acontece um profundo debate sobre representação e representatividade com foco na dissociação dos assalariados (as) rurais no atual cenário nacional do sistema CONTAG.
Outro ponto que cerca de 27 dirigentes sindicais e aproximadamente 18 assessores (as) jurídicos também debatem é sobre a alteração estatutária da Confederação, que deve ser a maior dos últimos 30 anos do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.
No que se refere a Formação Sindical o momento é de avaliar os Curso Regionais da ENFOC que têm como objetivo principal, viabilizar a formação de militantes do MSTTR, de modo a aprimorar sua capacidade multiplicadora criativa e potencializadora da ação formativa em suas áreas de atuação militante.
Assim como um olhar especial sobre a Oficina Regional de Redes de Educadores (as) Populares que metodologicamente foi pensada pela equipe da Escola Nacional como um lugar para refletir sobre os avanços e desafios para o fortalecimento da Formação Sindical.

Finanças e Administração



Na reunião do Coletivo de Finanças os dirigentes aprofundam o debate sobre a Contribuição Sindical Rural dos Agricultores e Agricultoras Familiares.

Já dentro do Plano Sustentar , está sendo feita uma discussão sobre as ações estratégicas para a implementação do Plano Sustentar na CONTAG e Federações e debate sobre o Seguro Vida e Assistência Funeral. Vale ressaltar que o contrato do Seguro Vida vai garantir Seguro por Morte Acidental e Serviço de Assistência Funeral aos associados (as) dos sindicatos filiados à CONTAG que aderirem ao contrato.
O contrato foi assinado no dia 22 de julho, na sede da Pan Seguros, em São Paulo (SP), pelo presidente da CONTAG, Alberto Broch, pelo secretário de Administração e Finanças da CONTAG, Aristides Santos, pelo presidente da Pan Seguros, José Carlos Macedo e pelas corretoras THB, ZRZ e Exata, representadas por Giancarlo Cristini.
Ainda marca o Coletivo uma avaliação das ações formativas do Convênio SENAR (Oficinas estaduais de autoformação em gestão administrativa e financeira).

Juventude Rural



Aqui o debate gira em torno das demandas e estratégias da Juventude Rural para o Plano Nacional de Juventude e Sucessão rural; Informações sobre o Projeto e as demandas para a realização dos Encontros Regionais como meta em definir o calendário e programação dos Encontros.
Outro foco da reunião é o debate sobre as estratégias da mobilização e visibilidade das Jovens na Marcha das Margaridas e avaliação do 3º Festival da Juventude Rural, que reuniu cinco mil jovens trabalhadores e trabalhadoras rurais de todo o Brasil, e também delegações de 10 países da América Latina, por quatro dias (27 a 30 de abril em Brasília-DF). Um espaço formativo, propositivo e de valorização da cultura e do esporte, de troca de experiências, de fortalecimento da identidade juvenil, sindical e de integração da juventude rural latino-americana.


Coletivo de Assalariados e Assalariadas Rurais



O Coletivo de Assalariados e Assalariadas rurais também reúne cerca de 60 pessoas para tratar de diversos temas. O secretário da pasta Elias D’Ângelo Borges afirma que durante o coletivo será realizada a avaliação do trabalho realizado nos primeiros seis meses de 2015 e o planejamento dos próximos meses do ano. “Vamos discutir a realização do Congresso Nacional dos Assalariados e Assalariadas Rurais, além dos projetos que já estão em andamento, como o termo de cooperação com a Organização Internacional do Trabalho sobre combate ao trabalho escravo e também assuntos relacionados ao Plano Nacional dos Trabalhadores Assalariados (Planatre).

Coletivo de Mulheres Trabalhadoras Rurais

A partir de amanhã a Comissão Nacional de Mulheres da CONTAG se reunirá no Coletivo de Mulheres, com o objetivo de trabalhar nos encaminhamentos finais da preparação da 5ª Marcha das Margaridas. “Vamos discutir os últimos pontos e acertar questões políticas, além de redobrar os esforços para a organização da Marcha”, afirmou a secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Alessandra Lunas.


FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG- Barack Fernandes e Lívia Barreto