CLICK NA IMAGEM E CONHEÇA UM POUCO MAIS DA NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR

sábado, 27 de junho de 2015

CONTAG participa de Seminário Regional de Agroecologia

FOTO: Nemo Andrade

Saúde, sustentabilidade, soberania alimentar: a agroecologia representa todos esses valores e é um dos mais seguros caminhos para a produção de alimentos saudáveis combinada com a preservação dos recursos naturais. Este é um tema defendido pela CONTAG, que luta pela implementação efetiva das políticas públicas que fortaleçam esse modo de produção, a exemplo do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo).

Por isso, entre os dias 24 e 26 de junho a CONTAG participa do Seminário Regional de Agroecologia promovido em Brasília. O evento é realizado por iniciativa da Aliança pela Social Continental por Soberania Alimentar de los Pueblos de América Latina e conta com a participação da Organização Nacional das Nações Unidas pela Alimentação e Agricultura (FAO), pela Comunidade de Estado Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), Reunião Especializada sobre Agricultura familiar do Mercosul (Reaf), e Caribe e Ministério do Desenvolvimento Agrário.

“O objetivo do seminário é avançar no debate sobre a agroecologia para a segurança e soberania alimentar para os povos da América Latina e caribe e sobretudo para deslanchar um processo entre a sociedade civil os governos e a Academia presentes no debate”, explica o vice-presidente e Secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Willian Clementino. Estão presentes no eventorepresentantes dos produtores de alimentos – entre eles a Via Campesina, a Coprofam, Movimento Agroecológico da América Latina e do Caribe (Maela), de movimentos dos povos indígenas.

“Isso mostra um esforço significativo para a busca da garantia da segurança e soberania alimentar a partir de um modo de produção, que é também um modo de vida, a agroecologia. Esse tema é uma das mais importantes pautas da CONTAG e Coprofam, além de ser uma necessidade do mundo: rediscutir o modelo de produção para fazer a conversão daqueles que já entraram para outro modelo para a agroecologia, um modelo sustentável e que garante alimentos saudáveis para a saúde do povo”, afirma Willian Clementino.
FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto