CLICK NA IMAGEM E CONHEÇA UM POUCO MAIS DA NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Casa da Mulher Brasileira é inaugurada em Brasília


Segunda Casa da Mulher Brasileira do País foi inaugurada hoje em Brasília. Espaço de atendimento integrado para mulheres em situação de violência, o local oferece serviços de delegacia da Mulher, apoio psicológico, jurídico, abrigo provisório e todos aqueles necessários para que mulheres agredidas física ou psicologicamente possam retomar as rédeas de suas vidas de maneira digna e justa.A Casa está localizada no início da Asa Norte, área do Plano Piloto próxima à rodoviária,para facilitar o acesso das mulheres de todo o Distrito Federal.

A cerimônia de inauguração contou com a presença da ativista pelos direitos da mulher Maria da Penha, da presidenta da República, Dilma Rousseff, do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, da atual ministra da Secretaria de Políticas para Mulheres, Eleonora Menicucci, e de suas antecessoras na pasta, de ministros, deputados federais, secretários do GDF e, principalmente, de centenas de mulheres de diversos movimentos sociais, entre eles a CONTAG.

A presidenta Dilma Rousseff afirmou a determinação do governo federal em abrir até 2018 uma Casa da Mulher Brasileira em cada capital do país e sublinhou que a iniciativa de combater os efeitos do histórico patriarcalismo da nossa cultura deve ser tomada também pelos governos estaduais e municipais. "Ninguém pode se omitir na luta contra a discriminação, contra a violência, contra o abuso. A sociedade deve denunciar e o Estado deve tomar as providências legais e sociais para mitigar os efeitos. Temos que agir em conjunto", afirmou a presidenta.

A ministra Eleonora Menicucci apontou os benefícios que a política de combate à violência contra a mulher adotada pelo governo federal já têm trazido para as mulheres de todo o Brasil e trouxe dados do campo. "Depois da entrega de 54 unidades móveis -ônibus adaptados para oferecer os serviços de atendimentos para as mulheres do campo, das florestas e das águas - o número de denúncias vindas das áreas rurais, representou 17% do número total de denúncias só no segundo semestre de 2014", informou.

Para a secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG, Alessandra Lunas, a inauguração de mais uma Casa da Mulher Brasileira é um passo importante pois representa um ponto de referência para mulheres que até hoje não sabiam para quem recorrer ou onde procurar ajuda, ou mesmo que precisam realizar uma via crucis depois de sofrer alguma violência. "É um momento importante na luta de todas as mulheres, um local onde elas podem encontrar ajuda em diversos níveis: policial, médico, social", aponta Alessandra.
FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto