CLICK NA IMAGEM E CONHEÇA UM POUCO MAIS DA NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Marcha pela Esplanada dos Ministérios encerra Festival da Juventude Rural, em Brasília 6 0


Foto: Paulo Henrique Carvalho/MDA

Os mais de cinco mil jovens reunidos em Brasília (DF), para o 3° Festival da Juventude Rural, fizeram, nesta quinta-feira (30), um ato político marcando o fim do encontro, que teve início no último dia 27. Os participantes caminharam do Museu da República até o Congresso Nacional. Em frente ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) eles receberam as respostas do órgão às solicitações apresentadas.

“Fizemos uma força-tarefa para responder, no âmbito do MDA, a carta de solicitações da juventude da Contag entregue à presidenta Dilma Rousseff antes do festival. Reunimos as nossas secretarias e diretorias, para atender as questões apontadas como essenciais pelos jovens rurais”, explicou a assessora especial para a Juventude do MDA, Luiza Dulci.

Além das respostas, na abertura do festival, o ministro Patrus Ananias, anunciou uma chamada de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para 22,8 mil jovens de 23 estados brasileiros, bem como um edital, em parceria com a Fundação Banco do Brasil (FBB) e o BNDES, no valor de R$ 5 milhões, para cooperativas e associações da juventude rural, com foco em agroecologia.

“O encontro foi muito positivo. Nós fizemos uma oficina sobre o edital lançado e participamos de um painel para discutir sobre a sucessão rural. Nossa expectativa é que eles voltem, no próximo encontro, motivados a continuarem na luta, apresentando novas solicitações, para o movimento avançar sempre”, observou Dulci.

Permanência no campo

Filha de produtores, Denalha Ferreira dos Santos, 21 anos, integra a luta por melhores condições de vida aos jovens trabalhadores rurais. Ela e a família moram no Quilombo de Santa Cruz, localizado no município de Ouro Verde (MG), no Vale de Mucuri.

Além de produzir grãos como feijão e milho, Denalha faz faculdade para ser professora no meio rural. “Estamos aqui porque queremos mais políticas públicas, mais acesso à terra, mais oportunidades. Há um ano e meio estudo licenciatura em educação no campo. Eu sei que posso atuar na cidade, mas o meu desejo é permanecer no meio rural. É esse o anseio, o nosso anseio: a permanência dos jovens no campo”, afirmou.

Entre os desejos, está a construção de escolas de Ensino Médio e Fundamental na região. “Infelizmente a nossa comunidade não conta com escolas que vão até o fim do período escolar. A nossa luta é para que isso aconteça, para que ninguém mais precise deixar o campo”, realçou.

Assim como ela, o jovem agricultor gaúcho Marcos Lunkes, 24 anos, também não está interessado em buscar oportunidades fora do campo. Morador de Salvador das Missões (RS), o técnico agrícola explica o interesse em ficar onde foi criado. “Eu gosto do que eu faço. Com a minha família produzimos trigo e soja e, aqui, no festival, lutamos para a nossa permanência no meio rural.”

Para a agricultora alagoana Rosineide Maria de Oliveira, 31 anos, esse desejo de se manter no campo tem ligação com o desenvolvimento do País. “Desde pequena estou no meio rural. Isso significa muito pra mim, porque a agricultura é a vida. É onde tudo se inicia, porque se você não se alimenta, não pode fazer nada. E a alimentação é a agricultura, é o desenvolvimento”, ponderou.

Moradora de Arapiraca, a 126 quilômetros de Maceió (AL), Rosineide produz, juntamente com a família, inhame que é comercializado pelos programas de Alimentação Escolar (Pnae) e de Aquisição de Alimentos (PAA). “Aderimos às compras institucionais. Esses canais ajudam os produtores familiares a terem renda.”

Modelo latino-americano

Além dos cinco mil participantes de todo o País, o 3º Festival da Juventude Rural da Contag contou com delegações de dez países da América Latina, entre eles: Bolívia e Paraguai. Para o diretor de Juventude da Federação Agrária da Argentina (FAA), Luciano Salaberria, o evento organizado pela Contag contribui para a união dos países da região.

“Encontros como esse são importantes para unir, ainda mais, os países da América Latina. O festival brasileiro foi ótimo. Na Argentina também fazemos encontros, mas não tão grande como esse”, comentou Luciano.

O festival foi realizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, e contou com palestras, oficinas pedagógicas e culturais, além de atividades esportivas.

Gabriella Bontempo
Ascom/MDA