CLICK NA IMAGEM E CONHEÇA UM POUCO MAIS DA NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Começa hoje Oficina de Construção de Propostas de Políticas Públicas para Mulheres Rurais para o Plano Plurianual (PPA) 2016-2019


FOTO: Karina Zambrana - SGEP/MS

A Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais (CNMTR) e representantes das entidades parceiras da Marcha das Margaridas participam nesta semana da Oficina de Construção de Propostas de Políticas Públicas para Mulheres Rurais para o Plano Plurianual (PPA) 2016-2019 e Pautas Estruturantes da Marcha das Margaridas 2015. O evento acontece de hoje (04) a quarta-feira (06) no Centro de Estudos Sindicais Rurais (CESIR), em Brasília.

“Este é um momento de diálogo aberto, de olho-no-olho entre todas nós companheiras na luta pela garantia dos direitos das mulheres e pelo combate a todos os tipos de violência contra as mulheres brasileiras. O objetivo é construir as propostas para que a nossa incidência no próximo Plano Plurianual do governo seja feito de maneira articulada e que traga resultados efetivos”, afirmou a secretária de Mulheres da CONTAG, Alessandra Lunas.

Na manhã de hoje (04), o público presente discutiu a conjuntura política no Brasil e no Congresso Nacional e o papel da Marcha das Margaridas nesse contexto. A análise foi apresentada pela representante da Marcha Mundial das Mulheres (MMM) Nalu Faria e pela assessora parlamentar da CONTAG, Adriana Fetzner. Nesta tarde, o representante da Secretaria-Geral da Presidência da República Renato Simões palestrou sobre a Metodologia de Construção do PPA 2016-2019 e a representante do Ministério do Planejamento Isadora Lacava realizou um resgate das ações de políticas públicas vigentes para mulheres.

No segundo momento da tarde, as representantes dos ministérios da Saúde (MS) Katia Souto e Nubia Nunes, do Desenvolvimento Agrário (MDA) Célia Watanabe, da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) Raimunda Damascena e do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) Lilian Rahal avaliaram os caminhos percorridos nos últimos anos quanto a efetivação das políticas para mulheres.

No segundo dia de oficina - amanhã (05) - está previsto a avaliação das pautas das marchas anteriores: os avanços e as questões recorrentes e que ainda desafiam a luta das mulheres. As participantes trabalharão em grupos para apresentar as definições de questões estruturantes que serão articuladas pela Marcha das Margaridas frente ao PPA 2016-2019. No final do dia será realizado o lançamento da campanha de arrecadação para a Marcha das Margaridas pela Internet, além de reunião da Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais sobre a implementação da paridade na CONTAG.

O último dia de oficina será dedicado à discussão das questões operacionais da Marcha das Margaridas, momento em que as participantes discutirão agendas, programações das jornadas temáticas, processo de mobilização, ornamentação do Estádio Mané Garrincha e aprovação do Plano de Comunicação da marcha. Às 15h haverá um ato conjunto com o coletivo de Mulheres da Unicafes.

FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto