CLICK NA IMAGEM E CONHEÇA UM POUCO MAIS DA NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR

segunda-feira, 9 de março de 2015

Termina com êxito a Jornada Temática em Natal/RN

FOTO: Arquivo CONTAG

Nessa quinta-feira (05), terminou a 3ª Jornada Temática de Organização da Produção e Meio Ambiente realizada pela CONTAG, em parceria com as Federações do Ceará, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Territorial/MDA.

O evento contou com a participação de dirigentes e assessores da CONTAG, das FETAGs, dos STTRs, de cooperativas, além de representantes da UNICAFES, EMBRAPA e da Delegacia do MDA no estado.

No último dia foram apresentados os resultados das discussões realizadas nos grupos de cada estado, que apontaram os maiores problemas, as potencialidades e possíveis soluções, para os avanços nas questões de organização da produção e do meio ambiente, dentre os quais destacam-se: deficiência na reforma agrária e na regularização fundiária, ineficiência da ATER, dificuldades para a comercialização e os sistemas de inspeção sanitária, dificuldades para implementação Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a não implementação de políticas adequadas à convivência com o Semiárido.

Também foram apontadas algumas demandas para a pauta do Grito da Terra Brasil 2015, relacionadas com o acesso ao crédito, educação do campo, segurança e habitação rural.

No encerramento houve uma avaliação positiva sobre a programação, os temas e conteúdos abordados, a metodologia e a infraestrutura disponibilizada para o evento, salientando-se o aspecto importante de democratização dos debates, com participação efetiva da plenária.


FONTE: Secretaria de Política Agrícola da CONTAG